NÃveis sÃricos de interleucina-6 e polimorfismo - 174G>C em infecÃÃo latente pelo Mycobacterium tuberculosis / Serun levels of interleukin-6 and -174G>C polymorphism at the IL-6 gene in latent infection with Mycobacterium tuberculosis.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/02/2012

RESUMO

A interleucina-6 (IL-6) à uma importante citocina que exerce papel fundamental na imunopatogÃnese de diversas doenÃas infecciosas. O objetivo deste estudo foi investigar o nÃvel de produÃÃo sistÃmica de IL-6 e aferir o papel funcional do polimorfismo -174 G>C do gene dessa citocina em indivÃduos diagnosticados como portadores de infecÃÃo latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB). Para controle, foram utilizados dois grupos de comparaÃÃo: um deles composto por portadores de tuberculose pulmonar ativa (TB) e o outro formado por indivÃduos saudÃveis, doadores de sangue. O grupo ILTB foi composto por 15 indivÃduos, selecionados dentre os contactantes de portadores de TB pulmonar ativa, atendidos no Hospital SÃo Josà de DoenÃas Infecciosas e no Centro de SaÃde da FamÃlia AnastÃcio MagalhÃes. O grupo TB foi formado por 38 pacientes com TB pulmonar ativa, procedentes do Hospital de Messejana, Hospital de Maracanaà e Hospital Geral Dr. CÃsar Cals. O grupo de indivÃduos saudÃveis contava com 63 doadores voluntÃrios de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do CearÃ. A dosagem sÃrica de IL-6 foi realizada por meio de um ensaio imunoenzimÃtico (ELISA), com kit especÃfico fornecido pela Invitrogen Corporation. Para purificaÃÃo do DNA, foi utilizado o kit GFX Genomic Blood DNA Purification, da GE Healthcare. O polimorfismo -174GC do gene da IL â 6 foi tipificado pela tÃcnica de reaÃÃo em cadeia da polimerase (PCR), utilizando-se iniciadores de sequÃncia especÃfica (PCR-SSP) (One-Lambda). As medianas de concentraÃÃes sÃricas de IL-6 para os grupos ILTB, TB e saudÃveis foram de, respectivamente, 1,7 pg/mL, 4,3 pg/mL e 0,5 pg/mL (p <0,0001). Nos trÃs grupos estudados, o genÃtipo encontrado com maior frequÃncia foi o G/G [ILTB = (80%); TB = (58,9%); saudÃveis = (62,8%)]. Em conclusÃo, podemos inferir que a IL-6 deve desempenhar um papel importante na manutenÃÃo do estado de latÃncia, haja vista que sua concentraÃÃo, nos indivÃduos com ILTB, foi 3,4 vezes maior que no grupo saudÃvel. Ademais, constatamos que, na populaÃÃo estudada, o polimorfismo -174GC nÃo se mostrou funcional no Ãmbito da infecÃÃo latente pelo Mycobacterium tuberculosis.

ASSUNTO(S)

medicina infecÃÃo latente pelo m. tuberculosis interleucina-6 polimorfismo gÃnico de il-6 reaÃÃo em cadeia da polimerase mycobacterium tuberculosis latent infection il-6 levels il-6 polymorphism polymerase chain reaction.

Documentos Relacionados