Nas visitas domiciliares do Agente Comunitário de Saúde a idosos acamados, que pontos devem ser observados? E quais são as orientações gerais para cuidadores e familiares?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

(1)

Na visita domiciliar, é possível estabelecer, junto aos familiares, um suporte maisadequado às necessidades específicas da pessoa idosa, negociando com familiares e/ou cuidadores cada aspecto desse cuidado. Nesse contexto, o Agente Comunitário de Saúde tem papel de fundamental importância, pois muitas vezes representa o elo entre a família da pessoa idosa e a equipe de saúde. Uma das maneiras mais importantes de ajudar as pessoas é oferecer informação. As pessoas que possuem informações estão mais bem preparadas para controlar a situação em que se encontram(2).

Algumas orientações devem ser individualizadas, dependendo do problema de saúde do idoso e do plano terapêutico traçado entre a equipe de saúde, a família e o próprio idoso acamado.

ASSUNTO(S)

promoção da saúde agente comunitário de saúde a45 educação em saúde/aconselhamento/dieta agentes comunitários de saúde cuidadores d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados