(NÃO) VAI DAR CHABU! A FESTA DO FOGO NO SÃO JOÃO DE ESTÂNCIA-SE. / (NOT) WILL GIVE CHABUA! THE FEAST OF FIRE IN SAINT JOHN OF ESTÂNCIA-SE.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

23/09/2011

RESUMO

As festas conferem o exercício das relações humanas, pois são formas de ações coletivas simbólica e materialmente planejadas, preparadas, montadas e executadas. Há a demarcação de tempo e espaço específicos. Despertam o encantamento com o espetáculo e a condenação ao clamor pela sua normatização. As festas conferem prestígios. Elas produzem identidade. Articulam-se em torno de um objeto e possibilitam à cultura sua materialização, não somente para fins utilitários, mas lúdicos e estéticos. Neste trabalho situo a festa sob a perspectiva socioantropológica ao pesquisar os festejos juninos realizados na cidade de Estância-SE. Este trabalho dedica-se especificamente à festa do fogo, atividade que envolve a presença dos fogos de artifício busca-pé, espada e barco de fogo , ritual festivo que há mais de cem anos está presente na estrutura do São João de Estância. Para o estudo da festa do fogo, necessário foi revisitar a história dos festejos juninos da cidade a fim de apreender as mudanças sofridas na sua realização a partir dos conflitos, permanências e proibições ocorridas ao longo do tempo; elegeu-se como método de análise a etnografia da festa, a partir das apresentações públicas e dos bastidores. Um dos aspectos mais importantes da festa do fogo é o papel do artefato cultural, representado pelos fogos de artifício, que no contexto festivo desempenham importantes funções: elo do processo de formação e demarcação identitária entre a festa e a cidade; perigo causado pelo chabu, controlado por políticas públicas de incentivo à cultura e ao turismo; e prestígio dado ao fogueteiro por sua técnica, que sofre o processo de modernização, seguindo a dinâmica da cidade e da festa.

ASSUNTO(S)

fogos de artifício são joão festa identidade antropologia do objeto sociologia st. john fireworks party identity, anthropology of the object

Documentos Relacionados