"NÃo Tem Caminho Que Eu NÃo Ande e Nem Tem Mal Que Eu NÃo Cure": Narrativas e PrÃticas Rituais das PajÃs TremembÃs

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/07/2010

RESUMO

A organizaÃÃo polÃtica de grupos indÃgenas e quilombolas trouxe a questÃo Ãtnica para a pauta do dia no debate entropolÃgico fazendo-nos repensar os conceitos de idendidade e etnia e articulÃ-los com o conceito de performance A identidade à vivida de forma performativa O ato de manifestaruma identidade pressupÃe uma performatividade no nÃvel do discurso e das prÃticas orais e corporais A questÃo que motiva minha pesquisa consiste em desvendar como os Tremembà estÃo re-significando seus rituais de cura em meio ao processo de reelaboraÃÃo cultural que atravessam desde que se mobilizaram politicamente em torno da reivindicaÃÃo Ãtnica Como a voz e o corpo sÃo os dois principais elementos desses rituais procurarei articular tais itens lanÃando-me à descriÃÃo e anÃlise dos trabalhos de encantados praticados entre os Ãndios Tremembà de Almofala Vivenciar essa performace pe teatralizar a prÃpria realidade social à o momento em que a a sociedade reflete sobre si mesma Na medida em que os membros do grupo idenfiticam os trabalhos das pajÃs como relacionados a uma ancestralidade indÃgena os rituais praticados por eles reforÃam a afirmaÃÃo da identidade Ãtnica pois os remetem a um passado comum

ASSUNTO(S)

sociologia ritual etnicidade performance e memÃria Ãndios tremembà - ritos e cerimÃnias - almofala(itarema,ce) curandeiros - almofala(itarema,ce) Ãndios tremembà - identidade Ãtnica

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