Música na cosmologia maxakali: Um olhar sobre um ritual do Xunim - uma partitura sonoro-mítico-visual

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta dissertação apresenta uma análise de uma série de cantos de um ritual do Xnm, espírito-morcego. No universo transformacional dos Maxakali, a música é indissociável dos mitos e dos rituais. Este trabalho expõe, pela primeira vez, uma ferramenta analítica chamada partitura sonoro-mítico-visual, que considera elementos da cosmologia maxakali. A música neste universo não é fixada, ela não fica sobre nenhum suporte. Ela congela histórias na memória coletiva. A música revela-se e imediatamente se esvai... seguindo seu caminho de transformações, provocando metamorfoses, revelando seres. Neste texto, os cantos são lidos por um registro abstrato, relacionado à ontologia a qualidade e estado do ser e dos seres. Esta partitura sonoro-mítico-visual representa uma tentativa de visualizar algumas das diversas camadas da cosmologia nativa, desvendando a espessura dos acontecimentos. Ela concilia uma visão global com um detalhamento dos componentes do ritual. Reúne diversos registros e permite refletir sobre as sutilezas dos mitos e suas variações no ritual. Trata-se de uma ferramenta analítica que permite uma leitura em diversas direções: vertical, horizontal e transversal. Ela é, ao mesmo tempo, apenas um recorte de tempo, uma fatia de uma rede muito maior de comunicação entre os incontáveis rituais maxakali.

ASSUNTO(S)

música indígena Índios maxakali música.

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