Música aos corações: um tourbillon social nas óperas de Jean-Jacques Rousseau

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Pela análise imanente dos libretos, partituras e gravações das óperas La decouverte du nouveau monde, Le devin du village, Daphnis et Chloé, Les muses galantes, Pygmalion, romanzas e motetos compostos por Jean-Jacques Rousseau, nosso trabalho tematiza a história da sociedade iluminista pela crítica do compositor ao que denominou tourbillon social. Crítica construída com a hipótese de um estado de natureza previsto para corrigir uma sociedade turbulenta e corrupta. Partimos da idéia de que a sensibilidade de Rousseau, como um artista do século XVIII, explica uma paradoxalidade de mundo e expressa uma contradição que opõe o natural ao moderno. Uma idealização que confronta natureza e sociedade corrompida. Que materializa, em música e texto, uma visão de mundo moderna, que se afastou de um estado de natureza idealizado pelo compositor. Um desenho do mundo burguês do século XVIII e da forma como a mulher agia naquela dinâmica social

ASSUNTO(S)

music historia musica -- aspectos sociais iluminismo enlightenment história social Ópera no século xviii rousseau, jean-jacques -- 1712-1778 -- critica e interpretacao opera during the xviii th. century gender history mulheres social history música

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