Musas e moscas na produção poética de Lucy Brandão : contracultura, tensão dissonante e hibridismo cultural. / Muses and flies in the poetry of Lucy Brandao: counterculture, dissonant tension and cultural hybridity.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A poesia de Lucy Brandão, produzida entre as décadas de 70, 80 e 90, caracteriza-se como evento da modernidade alagoana, por seu movimento expansionista, emancipador, renovador e democratizador, na acepção de Néstor Garcia Canclini (2003). Portadora de uma negatividade lírica dissonante, já estudada por Hugo Friedrich (1978), fazendo uso de várias linguagens, Lucy Brandão performatizava seus repentes urbanos e produzia outros objetos artísticos híbridos em uma relação visceral com uma ética e estética da existência, rara em seu tempo. Nessa perspectiva, torna-se adepta da grande recusa que foi o movimento da contracultura no mundo ocidental, em uma atitude de vanguarda, integrando uma frente de artistas maceioenses pós-60 que se nutriu de reservas utópicas advindas do século XIX e início do século XX. Sua voz registra, no espaço urbano maceioense, um acontecimento estético singular que coloca em transe transculturador a atualização da tradição e da ruptura.

ASSUNTO(S)

contracultura hibridismo cultural poesia marginal repentes literatura alagoana literatura brasileira counterculture cultural hybridism brazilian underground poetry repentes alagoana literature

Documentos Relacionados