MOVIMENTO NEGRO EM SERGIPE E POLÍTICA INSTITUCIONAL: um estudo a partir de carreiras de militantes negros. / MOVIMENTO NEGRO EM SERGIPE E POLÍTICA INSTITUCIONAL: um estudo a partir de carreiras de militantes negros. / MOVIMENTO NEGRO EM SERGIPE E POLÍTICA INSTITUCIONAL: um estudo a partir de carreiras de militantes negros. / BLACK MOVEMENT IN INSTITUTIONAL AND POLICY SERGIPE: a study from careers of black militants. / BLACK MOVEMENT IN INSTITUTIONAL AND POLICY SERGIPE: a study from careers of black militants. / BLACK MOVEMENT IN INSTITUTIONAL AND POLICY SERGIPE: a study from careers of black militants.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/08/2012

RESUMO

Esta dissertação tem por objeto o estudo de carreiras de militantes do movimento negro cujo engajamento caracteriza-se pela militância simultânea em partidos políticos, pela dedicação exclusiva à militância e pela ocupação de cargos em administrações de esquerda. A questão central do trabalho consistiu em apreender o conjunto de recursos para a ocupação daqueles cargos, bem como as condições históricas, sociais, culturais e políticas que permitiram o surgimento de tal modalidade de militância política no estado de Sergipe. A pesquisa teve como orientação teórico-metodológica um conjunto de esquemas analíticos que combinam pressupostos da sociologia dos movimentos sociais e sociologia da militância, tais como estrutura de oportunidades políticas, processos de engajamento individual e redes sociais. Os resultados apontam algumas condições favoráveis para o surgimento do padrão de engajamento analisado, a saber, a abertura política no final do regime militar, a pressão de organizações internacionais e do movimento negro no Brasil sobre o Estado e a ascensão de aliados políticos ao governo federal. Em relação aos recursos mobilizados para a ocupação dos cargos, observa-se a centralidade de um capital militante acumulado nas redes do Partido dos Trabalhadores e do Partido Comunista do Brasil e dentro do próprio movimento negro. .

ASSUNTO(S)

engajamento militância negra redes sociais oportunidades políticas sociologia political commitment black militancy social networks political opportunities

Documentos Relacionados