Morphogenic characteristics and structural characteristics of the signal grass [Brachiaria brizantha (Hochst ex A. Rich.) Stapf. cv. Marandu] under grazing intensities. / Características morfogênicas e estruturais do capim-braquiarão [Brachiaria brizantha (Hochst ex A. Rich.) Stapf. cv. Marandu] sob intensidades de pastejo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

O experimento foi conduzido na FZEA/USP – Pirassununga/SP de dezembro de 2002 a março de 2003, em uma área de 26,7 ha formada de capim-braquiarão. O objetivo foi avaliar as características morfofisiológicas durante a fase recuperação da planta forrageira após o pastejo. A pastagem foi submetida a quatro intensidades de pastejo representadas por níveis de oferta de forragem (5, 10, 15 e 20% - kg MS/100 kg peso animal.dia), utilizando-se o método de lotação rotacionada, sendo sete dias de ocupação e vinte e oito dias de descanso. O delineamento experimental foi em blocos completos e casualizados, com quatro repetições. Foram avaliadas as seguintes respostas: (1) características morfogênicas: intervalo de aparecimento foliar (IApF), taxa de aparecimento foliar (TApF), taxa de alongamento foliar (TAlF), taxa de senescência foliar (TSenF), taxa de alongamento de colmo (TAlC); e (2) características estruturais: número de folhas vivas por perfilho (NFVP), comprimento de folhas verdes por perfilhos (CFVP), comprimento médio de folhas verdes por perfilho (CMFVP) e comprimento de colmo (CC), dinâmica de perfilhamento, englobando, percentagem de perfilhos decapitados (PPD), número de perfilhos basais remanescentes (NPBR), número de perfilhos aéreos remanescentes (NPAR), número de perfilhos basais novos (NPBN), número de perfilhos aéreos novos (NPAN), densidade populacional de perfilhos (DPP), peso médio de perfilho seco, (PMPS) e peso médio de perfilho verde (PMVP). Pastagens submetidas a menor intensidade de pastejo apresentam maior TSenF. As condições climáticas que favorecem o processo de florescimento foram determinantes nessa TSenF. O avanço na estação de crescimento interferiu de forma negativa na TApF, aumentando automaticamente o IApF. A TAlF teve pouca influência dos tratamentos de OF, exceto na condição inicial de manejo, período de avaliação 1 (PAv.1). Nos PAv. o aumento do NFVP esteve relacionado com a diminuição de seu comprimento médio. O CC aumentou com o avançar dos PAv. A maior intensidade de pastejo condicionou o aumento na PPD, a maior DPP e o menor PMPS e PMPV. As condições climáticas tiveram papel importante na sobrevivência e aumento dos NPBR nos PAv.. A sobrevivência dos NPAR esteve condicionada aos efeitos da OF. Condições de maior intensidade de pastejo favoreceu o aparecimento de NPBN e NPAN. No avançar dos PAv., o pastejo leniente provocou diminuição do surgimento do NPAN, embora tenham aumentado durante o período de rebrotação.

ASSUNTO(S)

lotação rotacionada oferta de forragem herbage allowance leaf elongation rate rotational stocking taxa de alongamento de folhas

Documentos Relacionados