MORFOMETRIA DA CABEÇA DE ESPERMATOZOIDES CAPRINOS DILUÍDOS E CRIOPRESERVADOS EM MEIO À BASE DE ÁGUA DE COCO EM PÓ (ACP-101c) / MORPHOMETRY Sperm GOATS HEAD Diluted and cryopreserved in HALF OF WATER-BASED COCONUT POWDER (ACP-101c)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/03/2011

RESUMO

A morfologia normal dos espermatozoides pode ser um indicador do potencial de fertilização dos mesmos, entretanto a criopreservação pode alterar as dimensões dos espermatozoides na espécie caprina. O objetivo do trabalho foi avaliar os diluentes ACP-101c e TRIS quanto aos parâmetros morfológicos e morfométricos do sêmen caprino fresco diluído e criopreservado, utilizando a análise de sêmen auxiliada por computador (CASA). Foram utilizados quatro caprinos e as colheitas de sêmen foram realizadas com uso de vagina artificial, duas vezes por semana, totalizando 28 ejaculados válidos. Em cada coleta o sêmen obtido dos quatro caprinos foram reunidos em um pool, divididos em duas alíquotas, diluídos em ACP-101c e TRIS e criopreservadas. Foram realizados esfregaços tanto para o sêmen fresco diluído, como para o descongelado em ACP-101c e TRIS, em seguida corados com eosina-nigrosina para análise morfológica e viabilidade, e com o kit Panótico CBC (Instant-Prov) para análise morfométrica no módulo de morfometria do sistema CASA. Avaliou-se 100 espermatozoides corretamente digitalizados por lâmina para os parâmetros de tamanho (comprimento, largura, área e perímetro da cabeça) e parâmetros de forma (elipicidade, elongação, rugosidade, regularidade). Não foram encontradas diferenças estatísticas no percentual de células viáveis entre o sêmen fresco diluído e o descongelado nos diluentes ACP-101c e TRIS, entretanto o sêmen criopreservado em ACP-101c mostrou resultados significativamente superiores ao diluente TRIS (p<0,05). Em relação à morfologia, o diluente TRIS apresentou valores superiores quanto aos defeitos de peça intermediária. Os parâmetros morfométricos relacionados à dimensão do espermatozoide do sêmen fresco diluído foram superiores ao sêmen descongelado quanto ao comprimento, área e perímetro no diluente ACP-101c e largura no diluente TRIS. Em relação aos parâmetros de forma do espermatozoide, não foram encontradas diferenças estatísticas entre os diluentes ACP-101c e TRIS, exceto na regularidade que foi inferior no sêmen descongelado, para ambos os diluentes. O diluente ACP-101c apresentou-se superior ao TRIS na conservação da morfologia espermática na análise subjetiva, entretanto a criopreservação afetou alguns dos parâmetros morfométricos de dimensão no diluente ACP-101c. Conclui-se que o diluente ACP-101c apresenta-se favorável à conservação de espermatozoides frescos e criopreservados de caprinos.

ASSUNTO(S)

morfometria. morfologia Água de coco em pó sêmen caprino reproducao animal morphometry. morphology semen goat powder coconut water

Documentos Relacionados