Mona Lisa: sentidos múltiplos de um sorriso enigmático
AUTOR(ES)
Moraes, Érika de
FONTE
DELTA
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013
RESUMO
Este texto resgata um pouco da história da famosa pintura de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa, ou Gioconda, do século XVI, com objetivo de discorrer a respeito de alguns dos múltiplos sentidos (ou discursos) em torno de seu significado, tendo como suporte o respaldo teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, com base especialmente em conceitos desenvolvidos por D. Maingueneau. Como é característico da obra de arte, trata-se de efeitos de sentidos em aberto, o que não exclui a possibilidade de destacamentos, entre os quais se sobressai o "sorriso de Mona Lisa" como um dos principais traços da autoria de Leonardo Da Vinci e, simultaneamente, um traço propício à aforização. Assim, a obra de arte desvincula-se da autoria exclusiva de Da Vinci ao suscitar diversas releituras, as quais ajudam a compor um ethos discursivo em torno desta consagrada pintura e, ao mesmo tempo, fazem circular estereótipos distintos.
ASSUNTO(S)
mona lisa ethos discursivo aforização autoria