Momentos da década de 1970 na dramaturgia de Gianfrancesco Guarnieri : o caso Vladimir Herzog (1975) (re)significado em Ponto de Partida (1976)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A década de 1970 vivenciou um período de transição onde o projeto de abertura política, proposto pelo Governo Geisel (1974-1979), caracterizou-se por uma sucessão de medidas que indicavam uma dinâmica de atuação repleta de ambigüidades e retrocessos. No campo cultural, a censura presente de forma sistemática desde a implantação do AI-5, em 1968 manteve-se atuante no sentido de coibir que espetáculos e textos teatrais abordassem em sua temática a realidade social brasileira. Em meio às práticas arbitrárias e repressivas, a classe teatral constituiu uma frente de resistência, na qual o uso de metáforas, analogias, parábolas e alegorias representaram estratégias de intervenção na realidade social, contribuindo, paradoxalmente, para um dos momentos mais fecundos da produção do teatro brasileiro. Nessa conjuntura, destacamos nesta pesquisa a militância política e cultural de Gianfrancesco Guarnieri, responsável por uma profícua produção dramatúrgica ao longo das décadas de 1960/1970. Em especial, analisamos o texto dramático Ponto de Partida (1976), uma parábola política cuja temática permitiu uma reflexão sobre o arbítrio, o Estado autoritário e as estratégias de manipulação do poder. Sua escrita, motivada por um acontecimento de grande impacto nacional, o assassinato do jornalista Vladimir Herzog pelos órgãos de repressão do II Exército, possibilitou também um diálogo com um contexto histórico quando se processavam no país uma série de manifestações sociais, reivindicando a defesa dos direitos humanos e pela volta ao Estado de Direito. Desse modo, avaliar as possibilidades temáticas do texto teatral, recuperar os acontecimentos históricos que motivaram a escrita do texto dramático bem como a repercussão de sua encenação, com o intuito de verificar as identificações que o público estabeleceu com este espetáculo, tornaram-se pontos privilegiados de reflexão nesta pesquisa.

ASSUNTO(S)

historia história e teatro - brasil g. guarnieri military dictatorship arte e política guarnieri, gianfrancesco, 1934-2006 politics and art history and theatre ditadura militar teatro e história g. guarnieri

Documentos Relacionados