ModificaÃÃo quÃmica da goma do angico (Anadenanthera macrocarpa Benth): utilizaÃÃo como adsorvente de metais pesados. / Chemical modification of the angico gum (Anadenanthera macrocarp Benth): use as adsorbent of heavy metal.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

A Goma do angico vermelho à um heteropolissacarÃdeo obtido de Ãrvores da Anadenanthera macrocarpa. CarboximetilaÃÃo da goma do angico (GA) com Ãcido monocloroacÃtico (AMC) em meio bÃsico resulta em uma sÃrie de produtos carboximetilados que foram caracterizados por espectroscopia no infravermelho e ressonÃncia magnÃtica nuclear e por cromatografia de permeaÃÃo em gel. O efeito dos parÃmetros reacionais como concentraÃÃo de base, razÃo AMC/GA e temperatura no rendimento e grau de substituiÃÃo (GS) foram investigados. O GS e a eficiÃncia total da reaÃÃo aumenta com o tempo reacional atà 2h e entÃo decresce. O GS varia de 0,11 a 1,10 dependendo da razÃo NaOH/AMC/GA e temperatura. O maior GS foi obtido na razÃo molar 9:3:1 e 70 ÂC, entretanto com um baixo rendimento e eficiÃncia total (7,5% 3 0,03 respectivamente. DegradaÃÃo do polÃmero foi observada em todas as amostras mas em diferentes graus. O melhor resultado dos produtos carboximetilados foi obtido para a amostra GACM3 (GS = 0,63), obtido com razÃo molar NaOH/AMC/GA de 3:1:1, temperatura de 70 ÂC. A goma do angico (GA) e uma amostra carboximetilada (GACM) foram reticuladas com epicloridrina (E) para formar um gel quÃmico (GAGel e GACMGel respectivamente). O gel da goma do angico foi tambÃm carboximetilado apÃs o processo de reticulaÃÃo (GAGelCM). Os gÃis reticulados foram caracterizados quanto ao grau de intumescimento. O intumescimento para o gel GAGel diminui com o aumento da razÃo E/GA devido a formaÃÃo de uma rede mais compacta. A presenÃa de grupos carboximetÃlicos nos gÃis GAGelCM e GACMGel aumenta o grau de intumescimento em cerca de 16 vezes se comparado ao GAGel. Os gÃis de goma do angico foram testados como adsorvente de metais pesados (Pb, Cd e Cu). Isotermas de adsorÃÃo forma realizadas e os modelos de Langmuir e Freundlich aplicados aos sistemas. A capacidade mÃxima de adsorÃÃo para os trÃs Ãons testados individualmente foi a seguinte: Cu>Cd>Pb. Sendo que a maior capacidade de absorÃÃo de Cu+2 foi obtida para o gel GACMGel (20,32 mmol/g). A adsorÃÃo em soluÃÃo onde quantidades equimolares dos trÃs Ãons estavam presentes foi maior para Cu+2 na amostra GAGelCM ( 9,79 mmol/g).

ASSUNTO(S)

polissacarÃdeos polissacarideos goma do angico (anadenanthera macrocarpa benth) quimica carbono carbon angico gum (anadenanthera macrocarp benth)

Documentos Relacionados