MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA E ALTERAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE CARIRA/SE SOB A LÓGICA DE REPRODUÇÃO AMPLIADA DO CAPITAL. / MODERNIZATION OF AGRICULTURE AND SOCIAL AND ENVIRONMENTAL CHANGES IN THE CITY OF CARIRA / IF UNDER CONTROL LOGIC LARGE CAPITAL.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/08/2010

RESUMO

A modernização capitalista da agricultura em Sergipe, de modo particular no município de Carira/SE, segue a mesma lógica e temporalidade brasileira, resguardando as devidas proporções por se tratar de um estado inserido em uma região marginalizada pelo modo de produção capitalista. Verifica-se que o modelo de modernização implementado nos campos brasileiros, particularmente o que cabe aos produtores menos capitalizados, localizados em regiões menos dinâmicas, do ponto de vista do capital, bem como da circulação de suas mercadorias e inovações tecnológicas tem provocado, em maior ou menor escala, graves problemas de ordem socioambiental. Assim, a presente dissertação analisa as alterações socioambientais desse município, decorrentes da expansão capitalista no campo, com a sinalização do modelo de desenvolvimento do agronegócio, através da crescente monoculturização do plantio do milho, no território de Carira. Neste processo é fato que o Estado é um agente articulador da tecnificação, que por sua vez desencadeou: a expansão capitalista no campo; a tecnificação acelerada com perda de postos de trabalho e concentração de terras; a perda da fertilidade do solo; a homogeneização da paisagem, com consequentes alterações na biodiversidade; privilégios da agricultura comercial em detrimento da agricultura de subsistência e perda da autonomia alimentar do camponês.

ASSUNTO(S)

capital estado agricultura (in)sustentabilidade ambiental geografia capital state agriculture (in)environmental sustainability

Documentos Relacionados