Modernismo hispano-americano : trajetória e o "retorno das caravelas"

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

04/03/2010

RESUMO

Esta dissertação visa analisar por que o Modernismo espanhol nasceu na América hispânica, as dificuldades que teve para superar um modelo de frases feitas, temas repetitivos e imagens desgastadas, bem como as influências que seus poetas receberam dos românticos, parnasianos e simbolistas; e, mesmo rompendo esses clichês verbais provindos da metrópole e criticados pela Real Academia Española, não abandonaram os mestres do passado. Esta dissertação objetiva, também, mostrar que o Modernismo Hispano-americano não foi obra apenas de um autor, de um poeta. No entanto, a crítica é unânime em afirmar que o poeta nicaragüense Rubén Darío foi o porta-voz da nova estética, pois levou à Espanha um novo fazer poético, constituindo um verdadeiro “retorno das caravelas”. Conclui que a ampliação do comércio hispano-americano com a Europa, e o consequente contato dos seus jovens poetas com outras literaturas, principalmente a Francesa, foram responsáveis pelo surgimento do modernismo hispano-americano que operou as transformações que o Romantismo não tinha realizado, daí ter sido o Modernismo o verdadeiro Romantismo hispano-americano.

ASSUNTO(S)

literatura hispano-americana - história e crítica modernismo (literatura) dario ruben criticism and interpretation hispanic-american literature history and criticism modernism (literature)

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