Modelos freudianos do trauma e condição humana noir: interfaces e interlocução

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/03/2011

RESUMO

A ideia de trauma em três momentos cruciais do pensamento freudiano é examinada, discutida e comparada com a abordagem da questão da condição humana no cinema noir americano. Os momentos são 1896 (marcado pela chamada Teoria da sedução), 1918 (ano de publicação de História de uma neurose infantil) e 1920 (o começo da reformulação da doutrina freudiana com a introdução da hipótese da pulsão de morte). A significação sexual do trauma e o ataque interno pulsional causado são os principais elementos postos em diálogo com a paixão no amor vista em três exemplares do cinema noir: Impacto (1949), de Arthur Lubin, A dama de Xangai (1948), de Orson Welles e O falcão maltês (1941), de John Houston, buscando construir uma ligação entre psicanálise e arte.

ASSUNTO(S)

freud, sigmund, 1856-1939. psicologia teses. trauma psíquico - teses. morte teses. sexo teses. filmes noir teses.

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