Modelo de Apoio a Tomada de DecisÃo em um Sistema Agroflorestal do Bioma Caatinga: uma aplicaÃÃo da dinÃmica de sistemas / Model to Support Decision Making in an Agroforestry System of the Caatinga: an application of dynamic systems

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/04/2011

RESUMO

Atualmente, a busca por soluÃÃes para reduzir as consequÃncias da aÃÃo antrÃpica sobre o meio ambiente vem possibilitando o desenvolvimento de novos sistemas de produÃÃo limpa, bem como a compreensÃo de um modelo de desenvolvimento que atenda aos novos paradigmas da produÃÃo sustentÃvel. Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) mostram-se como uma alternativa social e econÃmica a esta realidade, uma vez que por meio dos serviÃos ambientais gerados nesses sistemas à possÃvel, de maneira integrada, a produÃÃo de alimentos e de bens para uso humano e animal. Dentro de uma visÃo holÃstica, o entendimento das funÃÃes sistÃmicas, de forma a compreender como o ambiente, o solo, os animais, as plantas e o homem interagem entre si à vital ao desenvolvimento de um modelo economicamente viÃvel, socialmente justo e ambientalmente correto. Nesse sentido buscou-se desenvolver por meio do emprego da DinÃmica de Sistemas um modelo que permitisse um melhor equilÃbrio entre o desenvolvimento sÃcio-econÃmico das atividades produtivas e o ambiente natural em um sistema agroflorestal do bioma caatinga. O Sistema Agroflorestal (SAF) que serviu de base para este estudo encontra-se localizado na Fazenda Crioula, pertencente ao Centro Nacional de Pesquisa de Caprinos (CNPC) da Embrapa, estando situada no municÃpio de Sobral â CE. Utilizou-se como ferramenta de elaboraÃÃo do modelo o software Vensim, produzido pela Ventana SystemsÂ. De posse do diagnÃstico preliminar da Ãrea caracterizou-se o sistema em cinco subsistemas: Animal I, Animal II, Forragem, Agricultura e ServiÃos Ambientais (Carbono). As simulaÃÃes basearam-se na determinaÃÃo de cenÃrios de opÃÃo de manejo reprodutivo do rebanho (nÃmero de estaÃÃes de nascimento por ano) e pelos diferentes usos da terra (culturas agrÃcolas) e manejo da caatinga. Os resultados demonstraram que o sistema foi capaz de suprir a necessidade nutricional dos animais diante dos diferentes cenÃrios, alÃm de gerar renda por meio da venda dos produtos carne, leite e produtos agrÃcolas e a comercializaÃÃo do CO2 equivalente caso existisse um mercado especÃfico para esse produtor. O leite produzido mostrou-se como uma importante fonte de renda para o produtor. O modelo desenvolvido para SAF oriundo desta pesquisa mostrou-se capaz de contribuir com as pesquisas jà desenvolvidas atualmente, bem como para a sustentabilidade e viabilidade desse modelo de produÃÃo, por meio da diversificaÃÃo de atividades e produtos, favorecendo uma geraÃÃo de renda mais harmÃnica no tempo, ou seja, promovendo uma distribuiÃÃo mais uniforme do serviÃo e da receita gerada, reduzindo, assim, os riscos de impacto econÃmico derivado da flutuaÃÃo de preÃos no mercado e o de perda total da colheita, quando se tem uma Ãnica cultura. Esse contexto à muito adequado para a pequena produÃÃo familiar.

ASSUNTO(S)

recuperacao de areas degradadas desenvolvimento sustentÃvel modelagem serviÃos ambientais sistema agrossilvipastoril sustainable development modeling environmental services agrosilvopastoral system.

Documentos Relacionados