Modelagem matemÃtica da DinÃmica de Fluxo Riacho-AquÃfero na Microbacia HidrogrÃfica do riacho SÃo Josà na regiÃo do Cariri Cearense / Mathematical modelling of the stream-aquifer flow dynamic in SÃo Josà stream catchment in the Cariri region in CearÃ

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/02/2010

RESUMO

Relata-se o entendimento da dinÃmica de fluxo entre o riacho SÃo Josà e o aquÃfero Rio da Batateira, localizados na regiÃo do Cariri cearense. As vazÃes do riacho foram monitoradas atravÃs do mÃtodo do traÃador quÃmico, que obteve uma boa correlaÃÃo linear com o da calha Parshall. De acordo com o mÃtodo CN do SCS, nÃo houve escoamento superficial nos dias anteriores aos de mediÃÃo de vazÃo, indicando que o incremento nas vazÃes durante o perÃodo chuvoso corresponde a variaÃÃes nos fluxos sub-superficial e de base do riacho. A condutividade hidrÃulica mÃdia do aquÃfero, estimada em 1,69 x 10-5 m s-1, foi obtida por geoestatÃstica, utilizando a tÃcnica da krigagem. A produÃÃo especÃfica do aquÃfero (5%) e a condutÃncia do leito do riacho (16.800 m dia-1) foram obtidas na calibraÃÃo do modelo de fluxo riacho-aquÃfero, utilizando o aplicativo MODFLOW. Na calibraÃÃo em regime estacionÃrio obteve-se a recarga anual de 45 mm e em regime transiente foi possÃvel distribuir esta recarga nos meses de abril (16 mm) e maio de 2009 (29 mm). As recargas sà ocorreram nos meses de precipitaÃÃo superior a 200 mm. Como o MODFLOW simula apenas o fluxo no meio saturado, a vazÃo calculada do riacho corresponde apenas ao fluxo de base e o excedente observado ao escoamento sub-superficial nÃo calculado. A simulaÃÃo de quatro cenÃrios, considerando valores extremos de precipitaÃÃo anual registrados em pluviÃmetros da regiÃo e mudanÃas na Ãrea de recarga da bacia hidrogrÃfica, mostrou a necessidade de um planejamento urbano na Ãrea, visando o disciplinamento futuro do uso e ocupaÃÃo do solo com foco na preservaÃÃo dos recursos hÃdricos superficiais e subterrÃneos.

ASSUNTO(S)

irrigacao e drenagem modelagem matemÃtica fluxo riacho-aquÃfero geoestatÃstica. mathematical modelling stream-aquifer flow geostatistics.

Documentos Relacionados