Modelagem de arquiteturas internas de agentes de software utilizando a linguagem MAS-ML 2.0. / Modeling of internal architectures of software agents using the language MAS-ML 2.0.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/12/2009

RESUMO

Engenharia de Software para Sistemas Multi-Agentes (SMAs) vem se desenvolvendo significativamente nos últimos anos. O principio básico de modelagem aplicado a SMAs requer que elementos específicos do domínio descritos através das suas características estáticas e comportamentais possam ser modelados através de artefatos de modelo gerados para dar apoio ao processo de desenvolvimento. A teoria de agentes define um conjunto de propriedades, atributos, componentes mentais e comportamento, a partir dos quais a arquitetura interna de um agente pode ser estabelecida. Tais propriedades precisam ser modeladas corretamente para posteriormente serem mapeadas para uma implementação especifica em cada caso. Esta dissertação aborda o estudo das principais arquiteturas internas de agente no intuito de determinar as características (atributos e comportamento) inerentes a cada uma delas, as quais precisam ser mapeadas para elementos de modelagem através de uma linguagem de modelagem para SMAs. Neste cenário destacamos MAS-ML, uma linguagem de modelagem para SMAs baseada em um framework conceitual que define conceitos relacionados a agentes com arquitetura pró-ativa baseada em objetivo e guiada por plano. O presente trabalho de dissertação envolve a evolução do framework conceitual TAO e da linguagem MAS-ML de forma a possibilitar a modelagem de agentes com diferentes arquiteturas internas.

ASSUNTO(S)

sistemas multi-agentes framework conceitual linguagem de modelagem metamodelo arquitetura interna de agente ciencia da computacao multi-agent system conceptual framework modeling language metamodel internal agent architecture

Documentos Relacionados