Modelagem da distribuiÃÃo geogrÃfica de fitofisionomias no Estado de Minas Gerais / Geographic distribution modelling of vegetation physiognomies in Minas Gerais, Brazil

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho teve como objetivos: (1) definir um conjunto de espÃcies arbÃreas indicadoras capaz de explicar a ocorrÃncia das principais fitofisionomias presentes no Estado de Minas Gerais; (2) desenvolver modelos de distribuiÃÃo potencial das espÃcies indicadoras, na tentativa de prever a extensÃo de ocorrÃncia de fitofisionomias no Estado de Minas Gerais e (3) avaliar a precisÃo do modelo gerado para cada grupo fitofisionÃmico. Foram definidos 3 grupos fitofisionÃmicos: (a) Florestas Estacionais Semideciduais e Florestas OmbrÃfilas, (b) Florestas Estacionais Deciduais e (c) Cerrado sensu lato. As espÃcies indicadoras foram selecionadas por meio da AnÃlise de EspÃcies Indicadoras (ISA). Cada espÃcie foi modelada pelo algoritmo Maxent, utilizando variÃveis abiÃticas, e seus modelos foram combinados para compor a distribuiÃÃo do grupo ao qual pertencem. AnÃlises espaciais foram realizadas, em um ambiente SIG, visando a compor um Ãnico mapa contendo a informaÃÃo da distribuiÃÃo dos grupos. Os resultados permitiram concluir que foi possÃvel definir espÃcies indicadoras para cada um dos grupos fitofisionÃmicos no estado de Minas Gerais com alta significÃncia estatÃstica, que geraram modelos de distribuiÃÃo geogrÃficas para os trÃs grupos, com precisÃo satisfatÃria. A combinaÃÃo da distribuiÃÃo dos trÃs modelos, em um Ãnico mapa, delimitou regiÃes de transiÃÃo entre estes e suas Ãreas nucleares. A comparaÃÃo da distribuiÃÃo potencial de fitofisionomias em Minas Gerais com outros trabalhos realizados para o Estado demonstrou que a metodologia proposta por este trabalho possui uma boa capacidade de generalizaÃÃo, sendo uma ferramenta Ãtil para o planejamento ambiental.

ASSUNTO(S)

modelagem de distribuiÃÃo de espÃcies, maxent, anÃlise espacial, espÃcies indicadoras. recursos florestais e engenharia florestal species distribution modelling, maxent, spatial analyse, indicator species.

Documentos Relacionados