Moda e identidade no cenário contemporâneo brasileiro: uma análise semiótica das coleções de Ronaldo Fraga

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

A partir de meados do século XX, a moda brasileira, entendida como fenômeno de linguagem, vem buscando produzir um efeito de sentido de autenticidade. A comunicação de valores presentes na aparência é exacerbada no discurso de criadores cujas estratégias enunciativas ratificam um estilo autoral. Utilizando o referencial teórico da semiótica discursiva, notadamente as postulações de Algirdas Julien Greimas e de seus colaboradores, o presente estudo visa analisar de que forma um expoente dessa geração de estilistas, Ronaldo Fraga, projetado no discurso no papel daquele que enuncia, posiciona suas coleções - dos looles às campanhas publicitárias - como objeto-valor para os sujeitosconsumidores. Dessa construção do enunciador e do enunciatário, o estudo semiótico lev3.a depreender a edificação de um simulacro de identidade na moda brasileira contemporânea. Foram investigadas 13 coleções de moda pIOduzidasentre 1996 e 2002, nas quais examinou-se como as criações vestimentares de Ronaldo Fraga são articuladas em cada peça por um plano da expressão em relação a um plano do conteúdo. Estudou-se também, entre itens das coleções, como a homologação dos dois planos possibilita determinar as constantes de seu trabalho em termos de que valores elas circulam e das estratégias discursivas utilizadas na construção desse texto. A análise aprofundada da coleção Quem Matou Zuzu Angel? permitiu ainda averiguar de que forma a comunicação publicitária reitera os efeitos de sentido engendrados pelo enunciador, expandindo a visibilidade destes. A pesquisa verificou de que maneira está figurativizada a identidade de marca nestas coleções, configurando sanção cognitiva de reconhecimento de um estilo com legitimidade, credibilidade e carga afetiva. Como resultado, apreendeu-se que a intertextualidade, centrada na ironia, é utilizada pelo enunciador como importante componente na edificação do sentido, incorporando e atualizando outros textos da cultura em suas próprias textualizações, àe modo a produzir um saber que promove, em certa medida, uma renovação no sistema de moda. Concluiu-se que este saber doa competência ao sujeito consumidor para interferir sobre o desbotamento da significação no cotidiano, tendo a moda concebida pelo criador como adjuvante de um poder ser autêntico

ASSUNTO(S)

comunicacao moda brasileira discursive semiotics fraga, ronaldo -- critica e interpretacao comunicação communication semiótica discursiva brazilian fashion moda -- brasil identity identidade

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