Mito, literatura e o boi rosiano

AUTOR(ES)
FONTE

Alea

DATA DE PUBLICAÇÃO

2019-04

RESUMO

Resumo No universo poético-simbólico de Guimarães Rosa, o boi ou touro tem assento privilegiado. A obra do escritor é atravessada pelos berros e urros do gado, seu comportamento e existência, sua estranha sabedoria imemorial. O boi de Rosa vem de longe. Oriundo do substrato religioso das mais antigas civilizações - Assíria, Babilônia, Egito, Índia - o boi aporta ao sertão rosiano munido de sua milenar herança mítica e sagrada. Igualmente, o vaqueiro que se lhe devota é muito mais do que o homem no pastoreio. Ele é o bukólos ou bubulcus, descendente dos pastores primigênios da Creta egeia, que é investido da função sacerdotal e dotado de vocação poética. O presente ensaio movimenta estas questões por meio da interpretação de duas estórias de Tutaméia, último livro do escritor: “Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi” e “Hiato”.Abstract In Guimarães Rosa’s poetic-symbolic universe the ox or bull has a privileged seat. The writer’s work is traversed by the moo, roaring and bellowing of the cattle, their mood and peculiar existence, their immemorial wisdom. Rosa’s ox comes from afar. Sprung from the religious substratum of the most ancient civilizations - Assyrie, Babylon, India, Egypt - the ox makes its appearance in Rosa’s mythopoetic environment, supplied with its sacred and long-lived heritage. Likewise, the shepherd devoted to it is not simply the man who pastures the cattle. He is the bukólos or bubulcus, descending from the primordial shepherds of Aegean Crete, who is invested with priestly functions and endowed with poetic gifts. To put these issues in evidence the present essay interprets two stories of Tutaméia, Rosa’s last published book: “The three men and the ox of the three men who made up an ox” and “Hiatus”.

Documentos Relacionados