Mímese do tempo: projeções temporais em um homem com uma câmera e Tokyo-Ga

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/12/2011

RESUMO

Esta dissertação analisa os filmes Um homem com uma câmera (1929), de Dziga Vertov, e Tokyo-Ga (1985), de Wim Wenders, em sua relação com a temporalidade e a historicidade da época em que foram realizados. São abordados paralelamente aspectos históricos e estéticos, sendo utilizadas categorias históricas como regime de historicidade, proposta por François Hartog, horizonte de expectativa e espaço de experiência, de Reinhart Koselleck, conceitos importantes para se compreender que a forma como passado, presente e futuro são articulados ajuda a explicar certos aspectos de uma dada temporalidade. Modernidade e pós-modernidade, memória e esquecimento, aceleração temporal, sacralização do passado são alguns dos tópicos que permeiam esta pesquisa, que também sublinha aproximações e tensões entre cinema e história no que se refere a conceitos como verdade, legitimidade, produção de sentidos e representação

ASSUNTO(S)

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