MÍDIA, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE TELEVISIVA DA CERVEJA POLAR EXPORT.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

A publicidade televisual apropria-se das características do meio, buscando promover, através de seus discursos, uma identificação com o público. O uso intensivo de recursos técnicos da linguagem audiovisual busca converter os telespectadores em consumidores de seus produtos, lançando mão, muitas vezes, das culturas regionais. Partindo desta premissa o estudo da presente dissertação tem como questão-problema de pesquisa a indagação: Quais são as competências discursivas do processo de identificação que vinculam a publicidade televisual da cerveja Polar ao público gaúcho? A justificativa do trabalho centra-se na crescente importância dos estudos das identidades contemporâneas e na relação desta com as mídias e suas práticas comunicacionais, especialmente a publicidade televisiva. A escolha de nosso corpus de análise deve-se, primeiramente, à vontade de se estudar a identidade gaúcha e sua representação nos comerciais televisivos. Assim, escolhemos os comerciais televisivos da cerveja Polar por acreditarmos que reúnem estas características, além de articular os níveis global e local. Para compor o objeto de análise escolhemos cinco comerciais, veiculados na televisão entre 2004 e 2010, que tinham como apelo principal de venda a regionalidade da cerveja Polar. Nosso objetivo geral de investigação consiste em analisar a identidade representada nos comerciais televisivos da cerveja Polar para o público gaúcho, tendo como objetivos específicos: analisar o contexto histórico e cultural da identidade regional representado nos comerciais televisivos da cerveja Polar; compreender a relação global e local da publicidade focado nas estratégias comunicacionais de identificação com a cultura regional e; propor um modelo de descrição de VT publicitário, estando este relacionado com a metodologia desta investigação. A metodologia consiste em quatro etapas: levantamento dos dados do audiovisual, decupagem em roteiro publicitário, descrição do comercial através de um quadro composto por cinco tópicos e, por último, a análise das categorias aplicadas aos VTs publicitários. As categorias estão baseadas nas apresentadas no percurso gerativo de sentido de Greimas e Courtés. São elas: temporalização, espacialização, actorialização, figurativização e tematização. Para uma análise mais completa adicionamos mais uma categoria: expressão sonora e verbal. A dissertação está organizada em cinco capítulos. Os três primeiros trazem o referencial teórico, o quarto capítulo é a definição do corpus e o último capítulo é as análises dos comerciais televisivos da cerveja Polar. Os resultados revelam que a identidade gaúcha aparece como o elemento responsável pela identificação do público por representações cuidadosamente planejadas através de uma construção verbal e não-verbal da publicidade televisiva por meio de expressões, planos, falas e personagens, na qual se destaca: o regionalismo gaúcho, a masculinidade, o apego a terra e às tradições e a constante exaltação do que é próprio do RS. Muitas vezes as escolhas da publicidade, materializadas em suas representações, terminam por utilizar símbolos estereotipados, tornando a gauchidade em mercadoria. A publicidade televisiva da cerveja Polar também promove disvursivamente a desterritorialização, promovendo um campo de experiências culturais específicas, possibilitando novas atribuições pelos novos usos que dá para a tradição, articulando a transição entre um passado de tradições para uma atualização do presente.

ASSUNTO(S)

identidade mídia representação publicidade televisiva cerveja polar comunicacao media identity representation television advertising polar beer

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