Métodos para um sistema de animação facial baseado em aquisição estereoscópica.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A animação facial tem sido amplamente utilizada em diversas áreas de aplicação e entretenimento, apresentando altos níveis de detalhamento e avanços tecnológicos. Contudo, sua implementação ainda exige um trabalho árduo da equipe de produção podendo desprender muito tempo nesta etapa. Com o objetivo de adequar um sistema estereoscópico a um sistema de animação facial de baixo custo financeiro, este trabalho trata de assuntos da área de animação e de seus principais fundamentos para serem aplicados em uma face. Estudos da anatomia da face, como sistema muscular e ósseo, são fundamentais para um melhor desempenho da animação facial, pois é notável que a face é, naturalmente, um sistema complexo. Diversos paradigmas de sistemas faciais são abordados mostrando os atuais estágios desta área da computação gráfica. Os princípios fundamentais de um sistema estereoscópico, que utiliza duas imagens como referência, são abordados, enfocando seu uso no desenvolvimento de métodos para uma animação facial. Esta pesquisa baseou-se na demarcação de pontos de controle faciais em uma face humana real, que foi modelada em 3D utilizando a técnica de box modeling, para a realização dos métodos de estereoscopia, associação e interpolação obtendo uma expressão facial e de sincronismo labial. A utilização da estereoscopia mostrou-se, neste trabalho, como sendo uma técnica eficiente para a captação das coordenadas 3D provenientes da face real, resultando em uma animação facial realista. Encontrou-se o re-uso, a portabilidade, a criação de target morphings e a criação de keyframes como as principais contribuições da estereoscopia, permitindo sua ampla utilização.

ASSUNTO(S)

animação por computador computação gráfica processamento de imagens ciencia da computacao aquisição 3d

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