Metodologia de avaliação da requeima e seleção de genótipos de tomate resistentes a Phytophthora infestans (Mont) de Bary. / Methodology of the evaluation and selection of the tomato (Solannum sp.) resistant the late blight tomato, caused by Phytophthora infestans (Mont.) de Bary.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A requeima, causada por Phytophthora infestans é uma das principais doenças do tomateiro. Para quantificar a severidade da doença, não há um método padrão, o que pode interferir na comparação de resultados entre e dentro de experimentos, uma vez que a escala de avaliação da doença deve ser padronizada. Uma escala diagramática deve representar toda a variação da severidade no campo e possibilitar avaliações precisas e acuradas, independente das diferenças entre avaliadores. Outro fator importante no estudo epidemiológico é a correta aplicação das metodologias de avaliação de tratamentos ou genótipos. Portanto, o presente trabalho objetivou: 1) desenvolver e validar uma escala diagramática para quantificação da severidade da requeima em folhas de tomateiro e 2) comparar o uso da área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD), com o uso de modelos mistos e modelos lineares mistos generalizados na seleção de genótipos de tomateiro resistentes à requeima. Três escalas diagramáticas foram propostas para avaliaçar a requeima em folhas de tomateiro. A primeira, denominada escala-detalhada, foi composta por nove valores de intensidade de severidade (0, 3, 6, 12, 22, 40, 60, 77 e 90%). A segunda escala, chamada de escala-simplificada, foi composta por sete valores de severidade (0, 3, 12, 22, 40, 60 e 77%) e a terceira, de Jamesmodificada, composta por sete valores de severidade (0, 1, 5, 10, 16, 32 e 50%). Para a validação das escalas, 24 avaliadores realizaram duas avaliações em 50 folhas de tomateiro com diferentes níveis de severidade, e a precisão, acurácia e a repetibilidade dos avaliadores foram avaliados através de regressão linear simples, análise de variância dos erros e coeficiente de correlação de Pearson. Dentre as escalas propostas, duas (escala detalhada e escala simplificada) apresentaram uma boa precisão e acurácia para a avaliação da severidade da requeima em folhas de tomateiro. Quanto aos métodos de análise, constatou-se que o uso direto da AACPD, obtido pela soma de Riemann, não conseguiu descrever toda variação existente na amostra, provavelmente pelo grande número de tratamentos. O uso de modelos mistos generalizados, que considera a distribuição de Poisson, foi mais adequado para descrever a epidemia, sendo mais indicado na seleção de genótipos de tomate resistentes a doença.

ASSUNTO(S)

epidemiologia generalized mixed models agronomia audpc diagrammatic scale epidemiological models modelo generalizados aacpd escala diagramática

Documentos Relacionados