Methodological Proposed of Risk Analysis to Brazilian Northeast Dams - Case Study: Ceara State Dams. / Proposta MetodolÃgica de AvaliaÃÃo de Riscos em Barragens do Nordeste Brasileiro - Estudo de Caso: Barragens do Estado do CearÃ.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A proposta metodolÃgica de avaliaÃÃo de riscos em barragens do nordeste brasileiro, com estudo de caso em 77 barragens do Estado do Ceara, sendo 62 barragens estaduais e 15 federais, visa hierarquizar um conjunto de barragens a partir das inspeÃÃes, incorporando: o nÃvel de perigo; probabilidades; custos; severidade (prejuÃzo a ser evitado); benefÃcio lÃquido equivalente, o qual à o resultado da severidade decrescida do custo da eliminaÃÃo da anomalia com nÃvel de perigo; e seus riscos, para buscar a eficiÃncia na aplicaÃÃo dos recursos financeiros de melhoria da seguranÃa atravÃs de obras de recuperaÃÃo das barragens a fim de atender a sociedade. A proposta metodolÃgica parte, inicialmente, da determinaÃÃo da probabilidade de ruptura anual da barragem (a partir do nÃvel de perigo da anomalia) e dos custos (da recuperaÃÃo da ruptura hipotÃtica da barragem e da eliminaÃÃo das anomalias que apresentam perigo). A metodologia considera trÃs critÃrios a saber: CritÃrio 1: critÃrio da melhor eficiÃncia na aplicaÃÃo dos recursos para a reduÃÃo fÃsica do perigo da barragem (NPB/CeNP); CritÃrio 2: critÃrio do BenefÃcio LÃquido equivalente (BLe); e CritÃrio 3: critÃrio do Escore de Risco (ER), desenvolvido a partir de trÃs metodologias conhecidas de avaliaÃÃo qualitativa de risco. A metodologia propÃe para os tomadores de decisÃo a classificaÃÃo das barragens atravÃs da ponderaÃÃo destes trÃs critÃrios. A metodologia permite tambÃm verificar qual dos 3 critÃrios apresenta melhor eficiÃncia na aplicaÃÃo dos recursos financeiros para a reduÃÃo dos riscos, como tambÃm possibilita averiguar a eficiÃncia econÃmica, atravÃs do benefÃcio lÃquido equivalente, em funÃÃo do valor a ser investido na eliminaÃÃo da anomalia com perigo. A metodologia proposta possibilita obter-se o risco econÃmico do benefÃcio lÃquido equivalente a partir da Teoria dos NÃmeros Difusos utilizando as duas principais incertezas do modelo: a estimativa da probabilidade de ruptura anual (PRA) e o custo de recuperaÃÃo da ruptura da barragem (CRrup), aplicando-se nos dois critÃrios que consideram custos (critÃrios 1 e 2). Observou-se para o caso estudado que o risco do benefÃcio lÃquido econÃmico, quando a priorizaÃÃo das barragens à feita pelo critÃrio do benefÃcio lÃquido (CritÃrio - 2), à crescente com a disponibilidade financeira. Os riscos sÃo menores para o critÃrio 2 (BLe), sendo este crescente com o valor a ser utilizado na recuperaÃÃo. O mesmo nÃo se visualiza no critÃrio 1, quando se tem um risco mÃnimo intermediÃrio. O risco econÃmico difuso do benefÃcio lÃquido equivalente (para ambos os critÃrios) no caso de se eliminar todos os perigos das anomalias à de 3,83%.

ASSUNTO(S)

recursos hÃdricos fuzzy sets nÃmeros difusos risk analysis barragens e aÃudes anÃlise de risco avaliaÃÃo de riscos engenharia civil seguranÃa de barragens dam safety

Documentos Relacionados