Mesorhizobium loti MP6 rizosférico competente induz encurvamento do pelo daraiz, inibe Sclerotinia sclerotiorum e estimula o crescimento de mostarda indiana (Brassica campestris)

AUTOR(ES)
FONTE

Brazilian Journal of Microbiology

DATA DE PUBLICAÇÃO

2007-03

RESUMO

A cepa bacteriana Mesorhizobium loti MP6 isolada de nódulos de raiz de Mimosa pudica induziu o crescimento e o rendimento de Brassica campestris. A cepa MP6 secretou sideróforo do tipo hidroxamato em meio sólido Chrom-Azurol Siderophore (CAS). Em condições normais de crescimento, a cepa foi também capaz de produzir de ácido cianídrico (HCN) e acido indolacético (AIA) e solubilizar fosfato. O encurvamento do pelo da raiz foi observado usando a simples técnica de lâmina e lamínula. Estudos in vitro mostraram um aumento significativo na população de M. loti MP6 na rizosfera devido aos exsudatos de B. campestris. Empregando-se técnica de co-cultura, a cepa mostrou um grande efeito antagônico contra o fungo Sclerotinia sclerotiorum, o patógeno da podridão branca de Brassica campestris. Após incubação prolongada, o crescimento de S. sclerotiorum foi inibido em 75%. Uma eficiente colonização de sementes de mostarda foi confirmada pelo emprego da linhagem M. loti MP6strep+ que contém um marcador de resistência à estreptomicina. As sementes cobertas com M. loti MP6 apresentaram aumento da sua germinação,crescimento vegetativo rápido e melhor rendimento quando comparadas ao controle. Além disso, foi observado um drástico declínio na incidência da podridão branca decorrente da aplicação de M. loti MP6.

ASSUNTO(S)

biocontrole rizobacterias promotoras de crescimento colonização de sementes podridão branca mesorhizobium loti brassica campestris

Documentos Relacionados