MERUSA: architecture oriented safety and usability requirements specification methodology. / MERUSA: metodologia de especificação de requisitos de usabilidade e segurança orientada para arquitetura.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Esta tese objetiva propor uma metodologia de especificação de requisitos de usabilidade e segurança orientada para arquitetura (MERUSA) aplicável a sistemas digitais de automação distribuídos e abertos. A estratégia utilizada para atingir esse objetivo consiste no desenvolvimento de uma metodologia focalizada nos processos de elicitação e análise dos requisitos de usabilidade e segurança, sincronizada com a evolução da arquitetura do sistema computacional. O modelo de referência ODP (Open Distributed Process) é utilizado como uma referência básica desse processo, fornecendo conceitos, procedimentos e modelos adequados à especificação e ao desenvolvimento de sistemas distribuídos e abertos de automação (orientados a objeto ou não), permitindo obter uma infra-estrutura coerente e gerenciável, com exigentes requisitos de integração. A eficácia da metodologia é verificada com a sua aplicação a um meta-modelo de especificação de projeto para sistemas digitais de controle distribuído de transmissão de energia para o sistema elétrico brasileiro.

ASSUNTO(S)

engenharia de requisitos rm-odp computer system development usability brazilian electrical system usabilidade safety systems segurança em sistemas computacionais arquitetura de computadores metodologia de desenvolvimento de sistemas computacionais computational system development methodology rm-odp engenharia de software sistema elétrico brasileiro requirements engineering computer architecture computer-human interface desenvolvimento de sistemas computacionais software engineering interface homem-computador

Documentos Relacionados