Merleau-Ponty: a pintura como expressão do silêncio
AUTOR(ES)
Paulo Sérgio do Carmo
DATA DE PUBLICAÇÃO
1990
RESUMO
O objetivo geral deste trabalho é mostrar, na fenomenologia de Merleau-Ponty, como a pintura é vista como uma linguagem silenciosa. A seqüência investigada está de acordo com o tema: A pintura (percepção) como expressão do silêncio. Para tanto, recorreu-se aos estudos acerca da percepção tanto por ser ela a referência primordial do filósofo, quanto por também dar consistência à atividade do pintor. Em seguida, traça-se um quadro comparativo entre as manifestações verbais e pictóricas. Objetiva-se mostrar de que maneira o filósofo realiza a passagem da linguagem verbal para a expressão silenciosa da pintura. E, por fim, aborda-se a tentativa do filósofo de se servir da pintura para dar voz a esse silêncio primordial da ordem do sensível. A interrogação não discursiva empreendida pelo pintor serve como via de acesso para o seu percurso ontológico
ASSUNTO(S)
merleau-ponty, maurice 1908-1961 -- critica e interpretacao pintura -- percepcao comunicacao silenciosa filosofia percepcao (filosofia) expressao
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6446Documentos Relacionados
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