Menos com menos dá mais? Avaliação de desempenho de alunos de 7. e 9. anos da Escola Fundamental no jogo Mattix / Menos com menos dá mais? Avaliação de desempenho de alunos de 7. e 9. anos da Escola Fundamental no jogo Mattix / Less with less is more? An analysis of the performance of students of the 6th and 8th grades of the Secondary Education in the Mattix game / Less with less is more? An analysis of the performance of students of the 6th and 8th grades of the Secondary Education in the Mattix game

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/12/2008

RESUMO

Nesta tese, objetivou-se avaliar a expectativa de auto-eficácia, de acordo com a Teoria Social Cognitiva, e o desempenho de estudantes no jogo Mattix, sob aspectos da Psicologia Genética e da Teoria dos Jogos. Participaram da pesquisa 34 alunos, de ambos os sexos, estudantes das 6 e 8 séries do Ensino Fundamental, da cidade de Vitória, no Espírito Santo. Cada participante jogou três partidas, contra dois oponentes de sua própria turma e respondeu, individualmente, a quatro situações-problema. As partidas foram filmadas e analisadas pela pesquisadora e por duas juízas independentes. Avaliaram-se os seguintes aspectos: 1) a expectativa de auto-eficácia (perder, ganhar ou empatar) do participante antes de cada rodada de partidas; 2) o desempenho (níveis de análise heurística, de conduta e de minimax) durante as partidas e as situaçõesproblema; 3) o resultado final (perdeu, ganhou) após cada partida; 4) a contagem de pontos e os procedimentos empregados para realizá-la. Tratamentos estatísticos paramétricos e não-paramétricos foram utilizados na análise dos dados. Entre os resultados, encontraram-se associações, positivamente orientadas, entre expectativas de auto-eficácia e resultado final nas rodadas; diferenças entre níveis de análise heurística, níveis de conduta e níveis de minimax apresentados entre as partidas, indicando melhora de desempenho no decorrer delas; diferenças determinadas pelo sexo dos participantes em relação aos níveis de análise heurística nas partidas e níveis de minimax tanto nas partidas quanto nas situações-problema, com melhor desempenho dos meninos; e diferenças devido à série dos participantes, nos níveis de análise heurística, níveis de conduta, níveis de minimax e procedimento de contagem de pontos nas partidas, com melhor desempenho dos alunos da 8 série. Houve ausência de associações entre contagem correta ou incorreta dos pontos com série ou sexo dos alunos, porque, independentemente desses fatores, na maioria das partidas a contagem foi incorreta. Houve associações positivamente orientadas entre níveis de análise heurística e níveis de conduta. A maioria dos participantes contou incorretamente os pontos ao final da partida. Procedimentos mais complexos de contagem de pontos estiveram associados a contar corretamente os pontos. Houve associações entre o desempenho nas partidas e nas situações-problema apenas nos níveis de minimax II e V. O jogo Mattix mostrou-se ferramenta importante para avaliação e intervenção nas áreas de Psicologia e Educação, principalmente no que se refere ao conhecimento matemático.

ASSUNTO(S)

psicologia genética genetics psychology jogo de regras teoria dos jogos game of rules self-efficacy psicologia auto-eficácia theory of the games

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