Meningite bacteriana aguda em portadores de HIV, no sul do Brasil: Curitiba, Paraná, Brasil
AUTOR(ES)
Almeida, Sérgio M. de, Savalla, George, Gabardo, Betina Mendez A., Ribeiro, Clea Elisa, Rossoni, Andrea M., Araújo, Josiane M.R.
FONTE
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007-06
RESUMO
A meningite bacteriana aguda comunitária e a AIDS são doenças prevalentes no Brasil. O objetivo desse estudo foi avaliar a freqüência de meningite bacteriana aguda comunitária entre os pacientes com AIDS e as características clínicas e do líquido cefalorraquidiano (LCR). Foram revistos os dados da Secretaria Municipal da Saúde, Curitiba, Paraná, Brasil, nos anos de 1996 a 2002. Nesse período, 32 pacientes com AIDS preencheram os critérios para meningite bacteriana aguda, representando 0,84% dos casos com AIDS e 1,85% dos casos com meningite bacteriana aguda. A bactéria mais freqüentemente isolada foi S. pneumoniae. A celularidade total e a porcentagem de neutrófilos no LCR foi mais elevada e a glicose foi mais baixa no grupo sem co-infecção (p 0,12; 0,008; 0,04 respectivamente). Bactérias menos freqüentes como agentes etiológicos de meningite podem ocorrer. A taxa de mortalidade elevada entre pacientes com meningite por pneumococo torna a vacinação importante.
ASSUNTO(S)
hiv aids meningite bacteriana pneumococo sistema nervoso central liquido cefalorraquidiano
Documentos Relacionados
- Toxoplasma gondii em caprinos de Curitiba, Paraná, Brasil: fatores de risco e epidemiologia
- Meningite asséptica na campanha de vacinação pública tríplice viral (590.609 indivíduos) em Curitiba, Paraná, Brasil, 1998
- Autoeficácia e atividade física em adolescentes de Curitiba, Paraná, Brasil
- Riqueza de borboletas em dois parques urbanos de Curitiba, Paraná, Brasil
- Epífitos vasculares em fragmentos de Floresta Ombrófila Mista, Curitiba, Paraná, Brasil