Meninas de Sinhá: a reinvenção da vida nas tramas do discurso musical

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este trabalho é um estudo qualitativo sobre um grupo musical conhecido como Meninas de Sinhá. É formado por 34 mulheres negras, idosas, de classes populares, residentes no Alto Vera Cruz, uma comunidade na periferia de Belo Horizonte. O grupo se formou com o objetivo de reunir senhoras que usavam medicamentos antidepressivos para interromperem a medicação. Encontraram na música a alegria de viver. Seu repertório inclui cantigas de roda, versos e canções próprias e de domínio público. Este trabalho procurou reconstituir a história desse grupo considerando o discurso dos sujeitos envolvidos neste processo. Para isso, foram realizadas observações, entrevistas semi- estruturadas com 7 integrantes do grupo, diálogos com as demais, filmagens, gravações, visitas às casas das entrevistadas, aos ensaios e shows, entrevistas com algumas pessoas que se relacionaram com o grupo. Assim, foi possível entender a trama do discurso musical. Trama aqui é entendida como o efeito de trançar uma rede de possibilidades, de construção de uma vida mais feliz por meio das trocas. As tramas deste discurso, com seus aspectos musicais e humanos, foram tecidas pelo grupo por meio da sua capacidade de significar e de costurar as contribuições daqueles que participam da sua história. O desenvolvimento do grupo se tornou evidente sob diferentes aspectos: pessoal, pois suas integrantes já não se sentem deprimidas; musical, pois no início cantava apenas canções de domínio público e, atualmente, inclui, composições próprias, tornando-se conhecido nacionalmente. Este trabalho é finalizado propondo ao grupo o desafio de não deixar perder a linha de sua trama inicial: promover a alegria e a saúde de suas integrantes por meio da música.

ASSUNTO(S)

educação teses canções folcloricas minas gerais inclusão social música aspectos sociais

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