Mecanismo para execução especulativa de aplicações paralelizadas por técnicas DOPIPE usando replicação de estágios / Mechanism for speculative execution of applications parallelized by DOPIPE techniques using stage replication

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/07/2012

RESUMO

A utilização máxima dos núcleos de arquiteturas multi-processadas é fundamental para permitir uma utilização completa do paralelismo disponível em processadores modernos. A fim de obter desempenho escalável, técnicas de paralelização requerem um ajuste cuidadoso de: (a) mecanismo arquitetural para especulação; (b) ambiente de execução; e (c) transformações baseadas em software. Mecanismos de hardware e software já foram propostos para tratar esse problema. Estes mecanismos, ou requerem alterações profundas (e arriscadas) nos protocolos de coerência de cache, ou exibem uma baixa escalabilidade de desempenho para uma gama de aplicações. Trabalhos recentes em técnicas de paralelização baseadas em DOPIPE (como DSWP) sugerem que a combinação de versionamento de dados baseado em paginação com especulação em software pode resultar em bons ganhos de desempenho. Embora uma solução apenas em software pareça atrativa do ponto de vista da indústria, essa não utiliza todo o potencial da microarquitetura para detectar e explorar paralelismo. A adição de tags às caches para habilitar o versionamento de dados, conforme recentemente anunciado pela indústria, pode permitir uma melhor exploração de paralelismo no nível da microarquitetura. Neste trabalho, é apresentado um modelo de execução que permite tanto a especulação baseada em DOPIPE, como as técnicas de paralelização especulativas tradicionais. Este modelo é baseado em uma simples abordagem com tags de cache para o versionamento de dados, que interage naturalmente com protocolos de coerência de cache tradicionais, não necessitando que estes sejam alterados. Resultados experimentais, utilizando benchmarks SPEC e PARSEC, revelam um ganho de desempenho geométrico médio de 21.6× para nove programas sequenciais em uma máquina simulada de 24 núcleos, demonstrando uma melhora na escalabilidade quando comparada a uma abordagem apenas em software.

ASSUNTO(S)

arquitetura de computador processamento paralelo (computadores) compiladores (programas de computador) computer architecture parallel processing (electronic computers) compilers (computer programs)

Documentos Relacionados