Meanings of the parents, woman, other and of own sexuality lived by imprisoned sexual offenders of child`s rape. / Significados das figuras parentais, feminina, do outro e com a própria sexualidade vivenciados por detentos condenados por estupro de crianças.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Os crimes de violência sexual, nas suas diversas modalidades, têm aumentado em proporções alarmantes nas sociedades de todas as partes do mundo. Esse fato tem motivado numerosos estudos empíricos e teóricos no campo das Ciências Humanas: Sociologia, Direito e, sobretudo, Psicologia. O presente estudo tem como objetivo uma exploração fenomenológica dos significados vivenciados com as figuras parentais, feminina, do outro e da sexualidade, que poderiam estar subjacentes à conduta de três detentos da Agência do Sistema Prisional de Rio Verde Go, condenados por estupro. As verbalizações de tais significados, sabidamente silenciados (neglect), quando se trata de delito sexual, foi estimulada através de técnicas projetivas e uso temático das mesmas. A análise dos significados desvelados aponta a importância dos que estão relacionados com a figura paterna e com dificuldades na área sexual. Os resultados confirmam as teses freudianas sobre o papel das figuras exploradas e sua influência na conduta sexual desviada.

ASSUNTO(S)

estupro em criança psicologia phenomenological reduction phenomenological interpretation phenomenological description interpretação fenomenológica rape of child redução fenomenológica phenomenological world mundo fenomênico unidade de significado descrição fenomenológica significant unit

Documentos Relacionados