Mean learning in computer technology education through the development of projects / Significar aprendizagens em informática na educação tecnológica através do desenvolvimento de projetos

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/03/2011

RESUMO

O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma reflexão a respeito das aprendizagens ocorridas na disciplina Informática de dois cursos de nível superior do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF-Sul) Campus Visconde da Graça (CAVG) durante o segundo semestre de 2009, tendo a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como estratégia pedagógica associada ao uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para ampliar as apropriações tecnológicas dos alunos da educação profissional e tecnológica. A metodologia ABP foi adotada por oferecer, ao aluno, a oportunidade de investigar assuntos impulsionados pelos seus interesses visando atividades mais envolventes, instigantes e autênticas e proporcionar uma aprendizagem mais autônoma. Trabalhar com uma metodologia que propõe a construção ativa de conhecimentos foi o caminho escolhido para superar a fragmentação entre os conhecimentos cotidianos, os saberes específicos de cada curso e a proposta de ensino da disciplina Informática. A investigação foi realizada através de observações presenciais, interações virtuais no AVA e nos relatos obtidos através de um questionário construído com questões de múltipla escolha e abertas. Através da metodologia de projetos, o aluno pôde se libertar para aprender explorando, fazendo descobertas, colaborando entre si e aprendendo a refletir de forma crítica ao invés de apenas memorizar. A construção de projetos em um ambiente virtual rompeu com a transmissão de conteúdos, ressaltando a colaboração e a participação ativa dos alunos para a produção de conhecimentos pela utilização da própria tecnologia. A busca pela significação do ensino de Informática no ensino tecnológico através da pedagogia baseada na construção de projetos proporcionou um espaço de ação e reflexão capaz de provocar deslocamentos nos saberes e práticas de seus participantes pela possibilidade de transformações na convivência. O ensino híbrido através do AVA ofereceu a possibilidade de adaptar o estilo de educação formal presente no ensino tecnológico ao estilo individual de cada aluno aprender. O Ambiente Virtual proporcionou mais um canal de acesso para o aluno, configurando-se como um espaço fora do local e do horário do seu encontro presencial com a disciplina, possibilitando a continuidade e o avanço no aprendizado, tanto dos alunos quanto do professor, que puderam ser identificados durante a convivência representando um diferencial no processo de produzir aprendizagens significativas. Com a utilização de uma prática pedagógica baseada na construção de projetos apoiados nas tecnologias digitais, as aulas de Informática passaram a ter um significado diferenciado porque os conceitos trabalhados não ficaram descolados do contexto dos alunos. A aprendizagem baseada em projetos estimulou a pesquisa e incentivou o estudante a aprender a aprender, ampliando a capacidade de trabalhar em grupos e permitindo problematizar questões pertinentes à educação tecnológica de forma diversificada e contextualizada.

ASSUNTO(S)

ensino de informática educação tecnológica aprendizagem baseada em projetos ambiente virtual de aprendizagem educacao virtual learning environment project based learning technological education informatics teaching

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