Mathematical modeling of lakes and reservoirs: the Billings Reservoir case study. / Modelação matemática de lagos e reservatórios: caso do Reservatório Billings.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Modelos numéricos são importantes ferramentas para avaliação do comportamento de corpos hídricos, notadamente com relação ao decaimento e mistura de constituintes ao longo do tempo. Neste trabalho apresenta-se o método empregado para adaptação e aplicação de um modelo matemático hidrodinâmico 2DH para simulação de variáveis de qualidade das águas a reservatórios rasos ou polimíticos. A descrição do desenvolvimento do modelo empregado (IPH-ECO), do processo de análise das condições do reservatório, seleção de dado intervenientes, discretização espacial e temporal, definição das condições de contorno hidrológicas e de aporto de cargas poluentes, bem como a definição espacial dos pontos de controle para aferição e validação são discutidos. São apresentados os resultados da resposta do modelo aplicado ao Reservatório Billings, em São Paulo.

ASSUNTO(S)

reservoirs hidrodinâmica dos lagos qualidade da água mathematical models modelos matemáticos water quality reservatórios lake hydrodynamics

Documentos Relacionados