MATERNIDADE, GÊNERO E RELIGIÃO: A DEVOÇÃO À MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO / ROCHA, Célia Vieira de Souza. Maternity, genre and religion: the devotion to the mother help Perpetual. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2005.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Este trabalho visa compreender as relações de gênero, via maternidade, que foram sendo estruturadas, no decorrer da tradição da cultura judaico-cristã, dentro do catolicismo oficial e popular. Adotamos, como componente de análise, a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, presente na novena realizada na Matriz de Campinas, na cidade de Goiânia. Essa religiosidade apresenta-se de modo tão dinâmico que, semanalmente, são celebradas quinze novenas, sempre no dia de terça-feira. De hora em hora, acontece o revezamento de fiéis e equipes de liturgia, para a celebração de um novo ritual, sempre seguido de perto por milhares de pessoas. Essa pesquisa possibilitou uma compreensão de que os fiéis que aderem a esse tipo de rito fazem-no por cultivarem em si uma grande carga de medo/privações reais e imaginárias, em sua existência humana. A relação estabelecida nessa devoção dá-se pelo fato de verem em Maria o rosto da mãe do perene socorro, em suas indigências. Por esse motivo, escolhemos o caminho da análise das relações de gênero, uma vez que os fiéis assemelham a fé na maternidade de Maria, ao ideal de mãe humana. Homens e mulheres asseguram, sem questionamentos, que a maternidade deve ser um serviço de devotamento a Deus e nesse construto social idealizado pela tradição androcêntrica, as mulheres são infligidas à submissão e à exploração social. Para atingir a abrangência, quatro pilares forneceram o embasamento de sustentação teórica: maternidade, gênero, religião e a devoção católica à mãe do Perpétuo Socorro. Autores (as) como Durkheim, Bourdieu, Berger, Parker, Scoth, Daluran, Gebara, dentre outros (as), foram de essencial relevância para a percepção da conjectura levantada.

ASSUNTO(S)

catolicismo popular teologia religião maternity catholicism popular devoção mariana religion gênero maternidade devotion mariana genre

Documentos Relacionados