Materiais absorvedores de radiaÃÃo eletromagnÃtica (8-12 GHz) obtidos pela combinaÃÃo de compÃsitos avanÃados dielÃtricos e revestimentos magnÃticos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Os Materiais Absorvedores de RadiaÃÃo EletromagnÃtica (MARE) possuem caracterÃsticas quÃmica e fÃsica que convertem a energia da onda eletromagnÃtica incidente em energia tÃrmica. Atualmente, esses materiais sÃo utilizados nos setores espacial, aeronÃutico, telecomunicaÃÃes e mÃdico, em aplicaÃÃes que requerem o controle do nÃvel da radiaÃÃo eletromagnÃtica. Este trabalho mostra o estudo do comportamento de MARE, obtidos via combinaÃÃo adequada de substratos de materiais compÃsitos com matrizes epÃxi e fenÃlica reforÃadas com fibras de carbono, vidro e aramida, e revestimentos absorvedores de radiaÃÃo eletromagnÃtica, comprometidos com a faixa de freqÃÃncias entre 8 e 12 GHz. A caracterizaÃÃo eletromagnÃtica dos materiais foi realizada pelo uso dos mÃtodos de guia de onda, arco NRL, perda por inserÃÃo entre antenas e seÃÃo reta radar, que envolvem fundamentalmente a determinaÃÃo do coeficiente de transmissÃo e reflexÃo do material. O material absorvedor de radiaÃÃo eletromagnÃtica foi obtido pelo uso de um aditivo magnÃtico baseado em ferrita da classe espinÃlio, tipo MnZn, em matriz do tipo epÃxi com concentraÃÃo de 60 % em massa. O MARE obtido aplicado em uma placa metÃlica plana apresenta uma absorÃÃo mÃxima em 10 GHz, igual a -20 dB (99%) e -43 dB (99,995%) com 2mm e 3 mm de espessura, respectivamente. A absorÃÃo da radiaÃÃo eletromagnÃtica do MARE obtido foi correlacionada com os parÃmetros complexos de permeabilidade e permissividade, granulometria e espectroscopia Mossbauer, onde foi verificado que a granulometria altera o comportamento de absorÃÃo. O MARE com 2 mm de espessura foi aplicado nas placas planas de materiais compÃsitos, onde foi determinado que o coeficiente de reflexÃo destes substratos foi reduzido entre -20 dB (99%) e -13 dB (95%) em 10 GHz. Quando o MARE com 2 mm de espessura foi aplicado em substratos metÃlicos (alumÃnio) com geometrias tipos diedro e triedro, foi observada uma maior reduÃÃo da radiaÃÃo incidente, de -25 dB (99,7%) e -30 dB (99,9%) em 10 GHz, respectivamente, devido ao efeito de mÃltiplas reflexÃes do sinal entre as faces desses alvos.

ASSUNTO(S)

radiaÃÃo eletromagnÃtica fibras de carbono materiais compÃsitos dielÃtricos absorvedores (materiais) compÃsitos de matriz epÃxi

Documentos Relacionados