Máscara e medo : representação e alegoria em Tipos do mar de Evaristo Valle

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/08/2010

RESUMO

O pintor asturiano Evaristo Valle (1873-1951) participa da primeira fase do modernismo espanhol, período em que convive com os intelectuais e artistas da chamada Geração do 98 que tematizam uma Espanha derrubada: após o esfacelamento do seu império colonial, o abismo entre as classes sociais se exacerba e prepara a eclosão da Guerra Civil (1936-1939). A violência e o medo são uma constante durante toda a primeira metade do século XX na Espanha. Neste contexto, Evaristo Valle compõe uma obra lírica, baseada em contrastes cromáticos, a qual retrata personagens típicos do contexto asturiano, representados em seu cotidiano. Aprofundando o olhar, outras dimensões da obra revelam uma realidade que não pertence àquele recorte, mas traduzem uma alegoria do que a Espanha vive naquele momento. Para trazer à tona esta leitura alegórica da pintura de Valle, recorreu-se à obra e visão de autores que procuram compreender o transcendente, a essência não visível presente naquilo que se mostra, entre eles, José Ortega y Gasset que trata de desvelar a alma de um pintor; e Martin Heidegger que delimita a temática do medo e da angústia como categorias existenciais. Por fim, o conceito de máscara de Gaston Bachelard permitiu compreender o sentido do mascarar-se, que vai além do objeto máscara e do disfarce, e explora a possibilidade do homem de inventar-se de outro modo, revelar outras dimensões de si mesmo. Nesta tese, procurou-se ressaltar uma temática constante ao longo da obra de Evaristo Valle: a máscara e o medo. Para a análise desses aspectos, foram selecionadas duas obras particularmente reveladoras: O porão (1935) e Tipos do mar (1950). A primeira é uma "mascarada" teatral que aborda o tema do medo, e que pode ser lida como as anotações de um pintor na criação de suas personagens, escancarando a penumbra que povoa o seu interior. A segunda é uma de suas últimas pinturas, na qual culmina a força mais lírica do trabalho cromático de Valle, e onde estão retratadas com particular intensidade duas almas, dois tipos, ou seja, a síntese do Homem espanhol

ASSUNTO(S)

pintura moderna - espanha máscaras - espanha medo angustia modern painting masks fear anxiety

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