Marx e a literatura em O capital

AUTOR(ES)
FONTE

Estud. av.

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/12/2019

RESUMO

resumo A partir da reflexão adorniana sobre o caráter irrevogável do elemento expressivo na atividade teórica, indaga-se como se dá a presença de menções literárias ficcionais em O capital e quais papeis cumprem em sua argumentação; e em que medida essa forma de diálogo contribui para fomentar vínculos não hierárquicos entre o texto conceitual e o literário ficcional. A composição textual marxiana representa uma experimentação da lógica dialética; ela testemunha a lembrança do que Adorno chama de verdade e não verdade do exercício conceitual e de sua relação tensa e complementar com o expressivo. Essa posição vincula-se à luta contra a estreiteza e a unilateralidade do desenvolvimento humano decorrente da divisão social do trabalho no capitalismo que fratura capacidades e faculdades humanas. Carrega em si a utopia de um saber renovado que não se submete à força da identidade do princípio do valor.abstract From Adorno’s reflection on the irrevocable character of the expressive element in theoretical activity, one wonders about the presence of fictional literary allusions in Marx’s work, Capital, and what roles they perform in his argumentation; and also to what extent this form of dialogue contributes to foster non-hierarchical links between the conceptual text and the literary fiction. Marx’s textual composition represents an experimentation of dialectical logic and bears witnesses to what Adorno calls the truth and non-truth of the conceptual exercise and of its tense and complementary relationship with expression. This position is associated with the struggle against the narrowness and onesidedness of human development resulting from the social division of labor in capitalism that fractures human capacities and faculties. It carries within itself the utopia of a renewed knowledge that does not submit to the force of the identity of the principle of value

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