"Maria Crioula", "José Pretinho" e o "Mulato claro de olho de gato": Representações de mestiços, pretos e negros no sertão baiano (1870 1930)
AUTOR(ES)
Nascimento, Washington Santos
FONTE
Afro-Ásia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-12
RESUMO
Esse artigo tem por propósito discutir acerca das representações construídas sobre a população afro-descendente (mestiços, pretos, negros) por diferentes atores da realidade do sertão baiano, entre os anos de 1870 a 1930, particularmente na região de Vitória da Conquista, sudoeste do Estado da Bahia. As fontes que utilizo são, sobretudo, jornais e processos crimes, por se tratar de documentos que possibilitam adentrar no universo cotidiano da população mais pobre.
ASSUNTO(S)
representações sociais afro-descendentes sertão baiano
Documentos Relacionados
- A educação do trabalhador nos ervais de Mato Grosso (1870 1930) : crítica da historiografia regional, de suas concepções de trabalho, história e cultura
- Arquitetura dos edifícios da escola pública no brasil (1870 - 1930): construindo os espaços para a educação
- Insultos, elogios e resistências: participação de repentistas negros em cantorias do Nordeste (1870-1930).
- Os Dramas de José Carvalho: ecos do melodrama e do circo-teatro no sertão baiano.
- Cromo e indicadores internos na determinação do consumo de novilhos mestiços, suplementados, a pasto