Marginalidade Literária: um olhar sobre a escrita de dois autores latino-americanos

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este trabalho propõe uma discussão sobre o conceito de marginalidade literária e seu sentido operativo a partir da análise de elementos estéticos, temáticos, técnicos, estilísticos, sociais e culturais de duas obras: O rei de Havana , do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez, e Feliz ano novo , do brasileiro Rubem Fonseca. Percorremos um caminho que parte de um primeiro emprego e funcionalidade do termo literatura marginal em relação aos poetas marginais, passando pela aplicabilidade do conceito, em função de uma estética que não pode ser entendida como proveniente de um estereótipo de literatura, até a aplicabilidade desse conceito nas obras estudadas. Nesta pesquisa, analisamos também, sobretudo à luz da indagação de Antoine Compagnon: O que é valor literário? ; e do texto de Yvancos e Sánchez: Teoria del cânon y literatura española , quais são os empregos possíveis do conceito marginal articulados especificamente ao de cânone literário . O estudo das obras dos dois autores latino-americamos, em seus aspectos mencionados anteriormente, articulados à Teoria da Literatura, à Crítica Literária e à perspectiva de repercussão no mercado editorial nos fornece um panorama sobre o quadro de recepção e representatividade de suas escritas levando em consideração os seus lugares de enunciação.

ASSUNTO(S)

literatura estética teses. literatura. teses. escritores latino-americanos crítica e interpretação teses. literatura comparada brasileira e cubana teses. gutiérrez, pedro juan, 1950- o rei de havana crítica e interpretação teses. canon (literatura) teses. fonseca, rubem, 1925- feliz ano novo crítica e interpretação teses. literatura marginal história e crítica. teses. literatura comparada cubana e brasileira teses.

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