Mapeando com robôs

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. Bras. Ensino Fís.

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/12/2019

RESUMO

Resumo A física é, tipicamente, introduzida aos alunos através da cinemática. Com a popularização da informática, é importante apresentar aos estudantes problemas atuais, que podem ser analisados de maneira lúdica utilizando o computador. Com este objetivo, através de simulações computacionais, estudamos diferentes estratégias para a cinemática de um robô que deve mapear espacialmente uma sala. As eficiências das diferentes estratégias foram comparadas extraindo algumas grandezas das trajetórias, como por exemplo, o “Convex Hull” e a Entropia. Com a comparação destas grandezas é possível tecer discussões com relação ao mapeamento realizado por cada uma delas.Abstract Physics is typically introduced to students through kinematics. In general, students learn to solve simple examples, for example, how to find the time of a journey from one position to another one. With the popularization of computer science, it is important to present problems which can be analyzed playfully on the computer. With this objective, through simulations, we study different strategies for the kinematics of a robot that must map a room. The efficiencies of the different strategies were compared by calculating some quantities from the trajectories, such as Convex Hull and Entropy. Comparing these quantities, it is possible to discuss the mapping performed by each one of them.

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