Manejo da biodiversidade em cultivo orgÃnico de alface (Lactuca sativa) atravÃs do uso de cravo-de-defunto (Tagetes erecta) como planta atrativa. / Biodiversity management in organic cultivation of lettuce (Lactuca sativa) by using african marigold (Tagetes erecta) as attractive plant.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A alface (Lactuca sativa L.) à a mais popular das hortaliÃas folhosas, sendo muito cultivada no Brasil, pois à fonte de vitaminas e sais minerais, com destaque ao elevado teor de vitamina A, apresentando expressiva importÃncia econÃmica. Para minimizar os problemas com as pragas na cultura da alface orgÃnica, uma das principais recomendaÃÃes tÃcnicas à a recuperaÃÃo de diversidade, perdida ou minimizada pelo uso de sistemas de monocultivo. Em funÃÃo disso, à importante promover a correta diversificaÃÃo vegetal, procurando utilizar, como plantas atrativas, aquelas que forneÃam bons recursos para os inimigos naturais, mas nÃo para as espÃcies potencialmente pragas da cultura adjacente. Este trabalho foi realizado com o objetivo de verificar o efeito de duas linhas de cravo-de-defunto (Tagetes erecta L.) como cultura atrativa a inimigos naturais em campos de alface. O experimento foi realizado em Ãrea orgÃnica na Universidade Federal de Lavras, instalando-se linhas de cravo em um canteiro central do cultivo principal de alface. Os tratamentos foram definidos coletando-se as amostras nas plantas de alface em seis diferentes distÃncias ao cravo (lado A) e controle, sem cravo (lado B). Coletas de himenÃpteros parasitoides tambÃm foram realizadas no cravo para anÃlise de seu conteÃdo intestinal. De maneira geral, observou-se maior riqueza, diversidade e abundÃncia de inimigos naturais no lado A, o mesmo acontecendo para o Ãndice de diversidade de Shannon (Hâ). Maior riqueza, diversidade e abundÃncia foram encontradas nas fileiras mais prÃximas do cravo, diminuindo à medida que os canteiros se afastavam. Foi positiva a anÃlise do conteÃdo intestinal dos parasitoides, tendo sido encontrados indÃcios de alimentaÃÃo direta por pÃlen do cravo. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostram que o cravo-de-defunto T. erecta à uma planta promissora para ser utilizada como atrativa em cultivo orgÃnico de alface, pois aumenta a diversidade, riqueza e abundÃncia de insetos Ãteis, sem aumentar os problemas com pragas.

ASSUNTO(S)

entomologia agricola aphids, thrips, pest, predator, parasitoid, conservation. afÃdeo, tripes, praga, predador, parasitoide, conservaÃÃo

Documentos Relacionados