Maçambique de Osório : entre a devoção e o espetáculo : não se cala na batida do tambor e da maçaquaia
AUTOR(ES)
Bittencourt Junior, Iosvaldyr Carvalho
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Este estudo antropológico trata da análise e da interpretação da mudança de significados nos rituais performáticos de matriz africana do Maçambique de Osório, localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul. O Maçambique de Osório é uma manifestação afro-católica, no âmbito do catolicismo popular brasileiro, que, na perspectiva teórica de Stanley Tambiah e de José Jorge de Carvalho, tem sofrido mudanças de significados uma vez que houve uma ruptura com a exclusividade do sagrado quando este foi apropriado para espetáculos com fins de entretenimento. A incorporação de ações, com intencionalidade política e que expande significados por meio do patrimônio cultural e seus rituais performáticos mobilizados, promove a preservação da cultura e da identidade étnica, inclusive em suas dimensões políticas. Neste processo, os símbolos e os rituais mobilizados para performances podem ser apropriados por meio de um canabalismo cultural, por vezes denominado de mascarada, ou através de ações que contribuem para a afirmação e difusão do Maçambique.
ASSUNTO(S)
rituals osório (rs) antropologia social rituais performance performance patrimony patrimônio cultural appropriation identidade étnica rituels performance negros patrimoine appropriation
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/12758Documentos Relacionados
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