Localização dos transcritos dos genes WNT5A e HOXB5 em carcinomas epidermóides de boca através da técnica de hibridização “in situ”. / WNT5A e HOXB5 localization study in oral squamous cell carcinoma with in situ hybridization.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

São freqüentes alterações em vias de sinalização de genes de desenvolvimento, no que diz respeito ao carcinoma epidermóide de boca (CEB). Vinte e nove casos de CEB e tecido não tumoral adjacente à neoplasia foram investigados através da técnica de hibridização “in situ”. Os transcritos dos genes WNT5A e HOXB5 foram observados em todos os casos de tumor. A hibridização “in situ” revelou que o WNT5A estava mais expresso em tumores bem diferenciados. Adicionalmente, observou-se transcritos do WNT5A em glândulas salivares menores, estroma glandular, estroma tumoral e alguns vasos sanguíneos Entretanto, com respeito ao HOXB5 não foi possível estabelecer mudança do padrão do transcrito nos diferentes graus histológicos nas amostras de CEB. O HOXB5 também pôde ser identificado em alguns fragmentos de glândulas salivares menores, tecido muscular e em endotélio. Os resultados do presente estudo sugerem que a expressão dos genes WNT5A e HOXB5 podem estar relacionadas com a diferenciação e progressão do câncer de boca.

ASSUNTO(S)

carcinoma epidermóide squamous cell carcinoma homeobox hibridização oral cancer wnt5a – rt-pcr- in situ hybridization rt-pcr câncer de boca hoxb5

Documentos Relacionados