Linguagem da música popular anglo-americana de 1940 a 2009

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é desvendar as dimensões de variação linguística que permitem uma caracterização da música popular anglo-americana a partir da observação de letras de música. Para tanto a pesquisa encontrou suporte teórico na Linguística de Corpus (BIBER, 1988; SINCLAIR, 1991; BERBER SARDINHA, 2004), que parte da perspectiva probabilística e funcional da língua, assumindo que as variações linguísticas ocorrem de acordo com seu contexto (FIRTH, 1957; HALLIDAY; HASAN, 1989; HALLIDAY, 1991; HALLIDAY; WEBSTER; 2002). A música popular foi considerada por sua representatividade social (MOORE, 2003; STARR; WATERMAN, 2007) e sua representação textual, as letras, observadas enquanto fonte de investigação linguística. Assim, adotamos a metodologia de análise proposta por Biber (1988), a Análise Multidimensional, que prevê a investigação de textos não apenas a partir de uma característica, mas sob diversas perspectivas representativas de determinadas funções linguísticas. Coletamos um corpus contendo aproximadamente 1.200.000 palavras, advindas de 6.290 letras de música compostas originalmente em inglês. O corpus foi etiquetado em relação às suas características morfossintáticas e semânticas. Essas características e os pacotes lexicais de três palavras (trigramas) mais frequentes no corpus e no inglês geral (corpus Google N-Gram) foram considerados como variáveis de análise e fornecidos ao programa de extração fatorial SPSS. A análise fatorial reduz o enorme número de variáveis, agrupando-as conforme sua co-ocorrência, por meio da identificação das variáveis que se distribuem de forma semelhante. As 97 variáveis iniciais da pesquisa foram agrupadas em 13 variáveis gramaticais, 8 semânticas e 2 de padronização (trigramas). A análise fatorial apresentou três fatores para cada grupo que foram interpretados em sete dimensões diferentes: argumentação versus informação; argumentação e padronização; interação versus descrição; narrativa no passado versus referencial imediato; ações pessoais; emoção e sociedade e referência a música. A análise de letras de música nos eixos dimensionais apresentou o modo como artistas, gêneros musicais e os períodos de tempo se distribuem linguisticamente

ASSUNTO(S)

letras de musicas (musica popular) musica popular anglo-americana linguistica aplicada corpus (linguistica) lingua inglesa -- variacao -- estados unidos lingua inglesa -- variacao -- inglaterra

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