Lima ácida (Citrus latifolia, Tanaka.) cv. Tahiti cultivada em lavouras convencional e biodinâmica: caracterização física e química do suco e otimização da hidrólise enzimática. / Acid Lime (Citrus latifolia, Tanaka.) cv. Tahiti proceeding from conventional and biodynamic crops: physical and chemical juice characterization and enzymatic hydrolysis optimization.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Tendo em vista a necessidade de caracterizar frutos obtidos por cultivo agroecológico, bem como compará-los àqueles provenientes de cultivo convencional; o presente trabalho teve como objetivo avaliar a composição físico-química e otimizar a hidrólise enzimática de sucos obtidos de lima ácida cv. Tahiti cultivadas pelos métodos convencional e biodinâmico. Foram estudadas limas ácidas Tahiti, obtidas em plantios convencional (LC) e biodinâmico (LB). A matéria-prima, proveniente do estado de São Paulo, foi selecionada, pesada e higienizada e o suco foi extraído, peneirado, acondicionado em recipientes de PVC e armazenado em freezer a 10C. Foram realizadas nos sucos, as seguintes análises: pH, acidez titulável, teor de sólidos solúveis totais (Brix), teores de frutose, glicose, sacarose, ácido ascórbico, minerais e tamanho de partículas. Foram determinados, por pesagem, o rendimento dos sucos e o percentual de cascas. Os dados foram analisados no programa Statistica 5.1, pelo teste t-student e pela análise de variância (ANOVA), e a comparação entre as médias foi realizada pelo teste Least Significance Difference (LSD) em nível de 5% probabilidade. Observou-se que as limas ácidas provenientes de cultivo convencional e biodinâmico não diferem significativamente entre si, quanto ao pH, acidez, ácido ascórbico, sacarose, cálcio e zinco. Entretanto, os frutos biodinâmicos apresentaram percentual de cascas mais elevado, e teores de frutose, glicose, K, Mn, Fe, Cu e rendimento de suco, significativamente menores do que os frutos convencionais. Na hidrólise enzimática com as enzimas Citrozym Cloudy e Pectinex, a condição ideal, tendo como base a redução do tamanho de partículas, é 0,3% de enzima incubados por 60 minutos (0,3/60), tanto para LC quanto para LB. Para a Citrozym Cloudy, observou-se que a condição 0,3/60 acarretaria a redução da concentração de glicose, apenas no LC; enquanto que nestas mesmas condições a Pectinex levaria a um aumento nos teores de sacarose, em ambos os sucos. No caso da Pectinex, também se mostraram eficazes na redução de tamanho de partículas, sem ocasionarem alterações no teor de açúcares as seguintes condições: para LC; 0,2% por 40 minutos (0,2/40) e para LB, 0,3% por 20 minutos (0,3/20). A Citrozym Ultra poderia ser aplicada a ambos os sucos, na condição de 0,2/40, com resultados satisfatórios, acarretando a elevação do teor de glicose no suco LC.

ASSUNTO(S)

citrus latifolia biodymanic production hidrólise enzimática ciencia e tecnologia de alimentos citrus latifolia enzymatic hydrolysis. cultivo biodinâmico

Documentos Relacionados