Leveduras isoladas do trato gastrintestinal de calopsitas (Nymphicus hollandicus): Determinação da microbiota e análise fenotípica. / Yeasts isolated from the gastrointestinal tract of Cockatiels (Nymphicus hollandicus): Determination of microbial and phenotypic analysis.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/12/2009

RESUMO

As calopsitas (Nymphicus hollandicus) representam a segunda espécie de psitaciforme mais criada no mundo como animal de estimação, sendo, comumente, mantidas em íntimo contato com humanos. O presente trabalho teve como objetivos caracterizar a microbiota por leveduras do trato gastrintestinal de calopsitas e estabelecer o perfil de sensibilidade antifúngica in vitro e avaliar a produção de fosfolipase para os isolados de Candida spp. Para tanto, foram avaliadas 60 calopsitas, da cidade de Fortaleza. A colheita de material da cavidade oral e da cloaca foi realizada com auxílio de swabs e a do inglúvio se deu por meio da lavagem com solução salina estéril. As fezes foram coletadas do ambiente com auxílio de espátulas. O material foi semeado em ágar YEPD (extrato de levedura peptona dextrose) acrescido de cloranfenicol (0,5 g/L) e ágar semente de níger. A identificação das espécies baseou-se nas características micromorfólogicas e bioquímicas. Ademais, 39 isolados de C. albicans; 12 de C. tropicalis; 07 de C. parapsilosis e 01 de C. krusei foram submetidos ao teste de microdiluição em caldo, frente a anfotericina B, itraconazol e fluconazol, segundo metodologia padronizada pelo Clinical Laboratory Standards Institute (documento M27-A2), e ao teste de produção de fosfolipase, em ágar gema de ovo. O teste qui-quadrado de Pearson foi utilizado para analisar as distribuições de freqüência, dentre as categorias estudadas. Observou-se o crescimento de leveduras em 65% das aves, considerando pelo menos um sítio anatômico, e 64,28% das amostras de fezes. A cavidade oral (53,33%) e o inglúvio (58,33%) foram os sítios com maior prevalência e maior número de isolados. Obtiveram-se 120 isolados, pertencentes a treze espécies, sendo Candida albicans (32,5%) a mais prevalente, seguida de C. tropicalis (20%) e Trichosporon asteroides (12,5%). Todos os isolados testados foram sensíveis a anfotericina B (CIM=0,25 a 1 μg/mL). Para itraconazol e fluconazol as CIMs foram de 0,03125 a ≥16 μg/mL e 0,5 a ≥64 μg/mL, respectivamente. Quatorze (35,89%) e quatro (10,26%) isolados de C. albicans mostraram-se resistentes ao itraconazol e ao fluconazol, respectivamente. Quanto à produção de fosfolipase, todos os isolados de C. albicans foram positivos, enquanto que somente 40% dos isolados de Candida não-albicans apresentaram atividade enzimática. Em suma, as calopsitas albergam leveduras potencialmente patogênicas no trato gastrintestinal, pertencentes à microbiota, com ênfase para C. albicans, considerando-se o fenômeno de resistência aos azólicos testados, apresentado por alguns isolados, e a elevada produção de fosfolipase.

ASSUNTO(S)

nymphicus hollandicus microbiota por leveduras candida spp fosfolipase sensibilidade a antifúngicos reproducao animal nymphicus hollandicus yeast microbiota candida spp phospholipase antifungal susceptibility

Documentos Relacionados